24.9 C
Vitória
sexta-feira, abril 19, 2024
sexta-feira, 19 abril 2024

Bienal Rubem Braga terá 60 atrações culturais gratuitas

A programação da 7ª Bienal Rubem Braga, que acontecerá de 15 a 20 de maio na Praça de Fátima, em Cachoeiro de Itapemirim, está recheada com cerca de 60 atrações gratuitas nos 12 espaços que compõem a estrutura da feira literária, já em processo de montagem.

As atividades, parte delas com necessidade de inscrição prévia, incluem mesas de debate sobre literatura, lançamento de livros, oficinas, shows, contação de histórias, feira do livro, exibição de filmes e apresentações de teatro, dança e performance, contando com a participação de mais de 100 escritores e artistas de vários segmentos, grupos culturais e profissionais de instituições parceiras.

A maioria dos espaços do evento tem nomes de crônicas famosas de Rubem Braga ou de grandes personalidades cachoeirenses do universo da cultura.

No Auditório Marco Antônio de Carvalho, com capacidade para 350 pessoas, acontecerão as principais mesas de debate e a conferência de abertura. Está prevista a presença de 38 escritores e artistas vindos dos estados do Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, além do próprio Espírito Santo e do Distrito Federal.

Já no Auditório Newton Braga, com 60 lugares, serão realizados os lançamentos de 12 livros, seis palestras e duas oficinas. Dentre as obras a serem lançadas estão livros de autores capixabas e de participantes nacionais.

Na Arena Zig Braga, com 250 lugares, e na Sala Coração de Mãe, com capacidade livre, haverá, respectivamente, apresentações teatrais e de dança e contações de histórias, mais voltadas para o público infantojuvenil. Também para essa faixa etária, haverá ações do projeto Pé de Livros, que contribuiu para a mobilização pré-bienal com atividades culturais em locais públicos de Cachoeiro e municípios vizinhos.

A maior parte das oficinas será ministrada nas salas O Menino e o Tuim (24 vagas por turma), Trovões de Antigamente (20 a 30 vagas por turma) e Negócio de Menino (15 vagas por turma). Entre as capacitações oferecidas estão oficina de marionetes, experiência cênica, arte de piar (relativo ao trabalho da Fábrica de Pios), poesia e encadernação, escrita criativa, design de artesanato e empreendedorismo. Também na Sala Trovões de Antigamente, serão exibidos dois filmes de curta-metragem no dia 20, à tarde.

Haverá, ainda, dois locais reservados para a realização de lançamentos de livros e bate-papo com representantes de dois segmentos literários específicos. As atividades da Sala Rubem Braga serão comandadas pela Academia Cachoeirense de Letras, focadas em escritores locais. E o Espaço da Literatura Fantástica será destinado a autores do ramo. No local, será realizado o Encontro Brasileiro de Literatura Fantástica no dia 19.

Por sua vez, o Espaço Luz del Fuego receberá apresentações performáticas todos dias do evento. Misturando elementos de música, encenação e dança, as performances ora dialogarão com aspectos da escrita da crônica por meio da interação com o público, ora estarão relacionadas à temática principal das principais mesas de debate.

Já no palco Sérgio Sampaio serão realizadas as seis apresentações musicais do evento literário, com destaque para as do ator e cantor Jackson Antunes, na noite dia 19, e, na tarde do dia 20, do Teatro Mágico em Voz e Violão, projeto solo do criador do grupo O Teatro Mágico, Fernando Anitelli.

Há, ainda, a Área de Convivência, onde será realizada a tradicional feira do livro e também uma feira de artesanato e pequenas exposições. Mascotes e cosplayers circularão pelo espaço, tornando o ambiente ainda mais lúdico.

“A programação da Bienal Rubem Braga foi elaborada com muito cuidado e carinho por toda a equipe envolvida, para oferecer aos visitantes uma experiência única de imersão no universo da literatura e contato com outras expressões artísticas . Vale destacar que nesta edição nós lançamos editais públicos de chamamento de artistas, tornando o processo ainda mais rico, transparente e democrático”, destaca o subsecretário de Cultura e Turismo, Lucimar Costa, curador do evento.

Confira os detalhes da programação e faça a inscrição nas atividades da Bienal no site oficial do evento: bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br.

Vitória
nuvens quebradas
25.5 ° C
28.3 °
25.5 °
72 %
8.2kmh
75 %
sex
25 °
sáb
25 °
dom
25 °
seg
27 °
ter
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também