28.8 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Capoeiristas capixabas participam do Red Bull Paranauê em Salvador

240117_capoeira_redbull ok

Quem conhece de capoeira e acompanha os jogos e grupos, sabe que os estilos de se gingar o esporte, ou a dança, são diversos. Entre os mais conhecidos estão os estilos Angola, Regional e Contemporânea. Comumente, os mestres de capoeira se especializam em algum desses estilos, contudo, o Red Bull Paranauê estruturou um evento para procurar um capoeirista que tenha maestria em levar os três estilos.

Para isso, o Red Bull Paranauê promove neste sábado (28), no Farol da Barra, em Salvador, uma edição especial que visa, de acordo com o evento, “achar o capoeirista mais completo do mundo”. A proposta é reunir em um só campeonato grandes nomes da capoeira e, entre os jogos, chegar ao título do capoeirista que passeia pelos três estilos com domínio e irreverência.

Entre os representantes capixabas da seletiva estão três capoeirista do grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A daqui do Estado, de Mestre Capixaba, são os professores e capoeirista Guará (Vitória), Kojak (Nova Venécia) e Pouca Sombra (Pernambuco). Os três participarão das seletivas que visam escolher um capoeirista completo.

E não são só os três representantes capixabas que saem do Estado para Salvador, o fundador do grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A, e um dos mestres mais conceituados da atualidade, também segue na viagem, o já citado Mestre Capixaba. Ele faz parte do corpo de jurados na avaliação da capoeira estilo Contemporânea. “Essa proposta de se fazer campeonatos ao vivo e abertos à comunidade é muito bem-vinda. Somos milhões de capoeiristas pelo mundo e essa visibilidade é importante. Vai ser um evento cultural, esportivo e turístico que terá muita troca de experiências – e isso tudo em Salvador, nosso pedaço brasileiro da África”, conta Capixaba.

A partir de quarta-feira (25) os representantes capixabas já chegam ao evento, visto que o Red Bull Paranauê oferece uma programação voltada aos capoeiristas pelo projeto Rede Capoeira, que segue desta terça (24) até o dia anterior do campeonato, sexta (27). A programação inclui oficinas, formaturas de capoeiristas, roda de viola, lançamentos de livros, entre outras ações.

E em meio a essa grande confraternização de capoeira, praticantes de diversas partes do Brasil e do mundo estarão presentes. Já no time dos jurados, acompanhando Mestre Capixaba estão Mestre Paulinho Sabiá (RJ), Mestre Nenel (BA), Mestre Itapuã (BA), Mestre Jogo de Dentro (BA) e Mestre Virgílio (BA), além do curador Mestre Sabiá (BA). “O que é mais interessante nesse evento é a união dos três segmentos da capoeira para poder, assim, avaliar um capoeirista jogando bem as três formas. Vai ser desafiador”, finaliza Mestre Capixaba.

240117_acapoeira2_divulgacao

Vitória
nuvens dispersas
28.3 ° C
28.9 °
28.3 °
77 %
5.7kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também