23.3 C
Vitória
sexta-feira, março 29, 2024
sexta-feira, 29 março 2024

Clima político em Itapemirim se acirra entre prefeito afastado e vice

15873286_1201550406618667_6292435155001089191_n

Bastaram pouco mais de meio ano e quase dois meses de interinidade para azedar o clima político no município de Itapemirim (região litoral sul). A cada dia que passa se tornam mais claros os sinais de distanciamento entre o prefeito afastado Luciano de Paiva Alves (PROS) e o vice, Thiago Peçanha (PSDB). Desde o mês passado, os meios políticos davam conta do afastamento entre os grupos políticos – apesar da negativa de ambos os lados. No entanto, o sinal de guerra definitivo pode ter partido da tribuna da Assembleia Legislativa.

Na sessão dessa segunda-feira (26), o deputado Sandro Locutor, presidente do partido de Doutor Luciano no Estado, usou os microfones da Casa duas vezes para atacar Thiago, que foi alvo de reportagem no fim de semana sobre a nomeação de três irmãos e outros parentes em cargos de confiança na prefeitura. O parlamentar cobrou ainda do Ministério Público a investigação da suspeita de nepotismo. Já o vice se defendeu. Alegou que os parentes têm “capacidade técnica para ocupar os cargos”.

Sandro Locutor ironizou ainda o fato de o prefeito interino ter nomeado apenas seus familiares e o acusou de ter aliado as “velhas oligarquias” do município – leia neste caso, o grupo do ex-presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), que rivaliza com Doutor Luciano. O líder do PROS no Estado relembrou a passagem da ex-vice-prefeita Viviane Peçanha, que rompeu com o prefeito logo após assumir o comando do município, também durante um afastamento de Luciano. Na última eleição, Viviane era vice na chapa encabeçada pela ex-prefeita e atual deputada federal Norma Ayub (DEM), mulher de Ferraço.

Hoje, a situação judicial de Doutor Luciano é vista como delicada nos meios políticos e jurídicos. Ele foi afastado por ordem do Tribunal de Justiça por suspeita de comandar um esquema de corrupção no município. O prazo de afastamento é de 90 dias, contados a partir de maio. Entretanto, juristas não descartam a hipótese de surgir fatos novos, que poderiam implicar na extensão do período de afastamento. Os recursos de Luciano contra a decisão já foram negados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na véspera da comemoração dos 202 anos de aniversário de Itapemirim, a ser celebrado nesta quarta-feira (28), o clima entre as duas principais lideranças políticas é tenso. A história de aliança entre os doutores remonta as articulações do processo eleitoral. Thiago articulava uma candidatura independente, porém, uma composição uniu o grupo do vice com o atual prefeito – que já despontava como favorito bem antes do pleito. Tanto que o resultado das urnas mostrou o sucesso da então aliança, com a vitória da chapa Luciano/Thiago com dois terços dos votos válidos.

Fonte: Século Diário

Vitória
céu limpo
23.8 ° C
23.8 °
22.9 °
94 %
1.5kmh
0 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
28 °
ter
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também