26.6 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Dia da Mulher: shows, servicos, documentario e corrida em Cachoeiro do Itapemirim

c0307_praça ok

Celebrado nesta quarta-feira (8), o Dia Internacional da Mulher em Cachoeiro terá diversas atividades alusivas à data. Trata-se do ponto alto da série de eventos promovidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), desde a semana passada.

Abertas ao público feminino e, também, masculino, as ações acontecem numa tenda montada na praça Jerônimo Monteiro, ao lado do Palácio Bernardino Monteiro, na região central da cidade. A agenda terá início às 8h, com a Concentração pela Não Violência Contra a Mulher.

A abertura oficial será logo em seguida, às 8h30, juntamente ao lançamento da Campanha do Laço Branco, que tem como proposta, através do slogan “Não feche os olhos. Denuncie!”, incentivar os homens a se envolverem na luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Depois, será exibido na tenda o documentário “Violência Doméstica: Mulher, a culpa não é sua”. Produzido pela Semdes, o filme traz, além de outras informações ligadas ao tema, depoimentos de mulheres que reconstruíram suas vidas após se libertarem de históricos de agressões masculinas.

“Nossa ideia é que essas ações ocorram não apenas no Dia das Mulheres, mas ao longo do ano. Nosso plano de ação prevê parcerias com escolas, comunidades e instituições que queiram atuar conosco. É o que vamos buscar nos próximos meses”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Cristina Fonseca Bezerra.

Oferta de serviços gratuitos

Também pela manhã, até as 11h, serão ofertados gratuitamente às mulheres, na tenda, exames de doenças sexualmente transmissíveis (DST), aferição de pressão, distribuição de preservativos, teste de glicemia, orientação psicológica e jurídica para vítimas de violência.

Corrida, pedalaço e zumba

Um dos destaques é a Corrida de Mulheres e o passeio ciclístico Pedalaço pela Vida. As inscrições podem ser feitas a partir das 19h, na praça Jerônimo Monteiro. O ponto de largada, no local, é às 20h. As corredoras saem na frente e, dez minutos depois, as ciclistas.

O trajeto contempla os seguintes trechos: Praça de Fátima, retorno em frente a Mestiça e rua Capitão Deslandes. A chegada é na praça Jerônimo Monteiro.

Simultaneamente às inscrições, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) vai oferecer na praça, também às 19h, um aulão de zumba.

Artistas musicais voluntários

Outro atrativo do evento em comemoração ao Dia da Mulher, na praça Jerônimo Monteiro, são as apresentações musicais das cantoras Duda Felippe (às 10h), Valéria Rezende (às 20h) e Requinte Acústico (às 21h). Solidários à causa, os artistas não cobraram cachê.

Homenagem às mulheres segue na sexta (10)

A programação segue na sexta (10), com uma palestra sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha no Centro de Convivência Vida Ativa, no bairro São Geraldo. Serão homenageadas idosas que frequentam o espaço. O encerramento será ao som de forró.

Vitória
nuvens quebradas
26.6 ° C
26.9 °
26.6 °
83 %
4kmh
75 %
sex
27 °
sáb
29 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também