22.7 C
Vitória
sábado, abril 20, 2024
sábado, 20 abril 2024

Expectativa de disputa embolada na eleição extemporânea de Muqui

chamada
Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que definiu o calendário eleitoral para Muqui, no sul do Estado, a movimentação de lideranças começou e algumas apostas já são feitas pelos meios políticos. Mas o quadro até aqui aponta para uma eleição embolada. A disputa acontecerá no dia 2 de julho e a partir do dia 3 de junho, a campanha está liberada.
Isso se o candidato que saiu vencedor da disputa em 2016, o ex-prefeito Frei Paulão (PSB) não obtiver êxito no Recurso Extraordinário, que sua defesa protocolou na última sexta-feira (12) no Supremo Tribunal Federal (STF). No recurso, a defesa de Frei Paulão alega que a instância de julgamento das contas do prefeito é a Câmara de Vereadores, que aprovou o balanço apresentado.
O PSB, porém, não deve ficar aguardando a decisão do Supremo. O partido vai disputar a eleição extemporânea com o Helio Carlos Ribeiro Cândido, o Cacalo (PSB), vereador de dois mandatos que também terá o apoio de Frei Paulão na disputa.
Haveria uma aposta do Palácio Anchieta no candidato que compôs chapa com o ex-prefeito Aloísio Filgueiras (PSDB) – morto em dezembro passado – na disputa de 2016, Thadeu Eliotério (PTdoB), mas ele não aparece, por enquanto, com musculatura suficiente para desbancar os demais candidatos. Ainda na busca do apoio do governo do Estado, o candidato esteve nessa segunda-feira (15) no gabinete da Casa Civil para conversar com José Carlos da Fonseca Júnior. Ele também se reuniu com o deputado estadual Húdson Leal (PRP).
Outro nome que embola o processo eleitoral é o do ex-prefeito Nicolau Esperidião (PDT), que pela experiência pode se destacar na disputa. Outros nomes que participaram da eleição de 2016 vão retornar ao pleito de julho. O ex-vice-prefeito do município, Renato Prúcoli (PTB) e Claudiomar Barbosa (PRP), que tiveram respectivamente, 1.056 e 555 votos cada um, também pretendem disputar a nova eleição.
Além deles, outras candidaturas podem surgir no processo, como a do tucano Rominho Bola 7. Os demais partidos do município ainda estão conversando sobre a nova disputa. Eles têm até dia 2 de junho para registrar as candidaturas ao novo pleito.
Por enquanto, a cidade segue tranquila, sem o clima pré-eleitoral que marca as disputas municipais no interior. As lideranças políticas têm evitado muitas movimentações como estratégia para não desgastar palanques antes do tempo.
Vitória
nuvens quebradas
22.7 ° C
22.9 °
22.7 °
78 %
2.7kmh
75 %
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também