26.6 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Festival gastronômico com inscrições abertas em nove municípios

receitas_de_familia_2

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Festival Gastronômico Receitas de Família. Diferente do ano passado, quando o projeto foi desenvolvido apenas em Venda Nova do Imigrante, esse ano o festival irá ocorrer em outros oito municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Vargem Alta.

receitas de familia 1Moradores desses municípios já podem inscrever aquela receita tradicional de sua família e participar da consultoria que será ministrada pelo chef Ari Cardoso, contratado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os participantes também receberão dicas para melhorar a apresentação de seus pratos e, por fim, quem apresentar as melhores receitas receberá um troféu de participação.

A primeira etapa será em Venda Nova do Imigrante, nos dias 03 e 04 de agosto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Turismo, no prédio da Prefeitura, no centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (28) 3546-3062. A última etapa será nos dias 09 e 10 de novembro, em Pedra Azul. Nos municípios de Laranja da Terra e Vargem Alta haverá apenas uma aula-show gastronômica com os participantes desses municípios.

Em cada município poderão participar grupos de até 20 pessoas, que terão suas receitas apresentadas ao chef responsável. A receita inscrita deverá ter relação cultural e/ou histórica com a região e terá que ter sido feita a partir da utilização de ingredientes e/ou produtos da família, do agronegócio ou da região.

De acordo com o analista do Sebrae de Venda Nova do Imigrante, Rodrigo Barbosa, o projeto visa consolidar a gastronomia regional como um dos mais ricos atrativos do turismo regional, tecendo uma rede de locais onde encontrar esta rica culinária, seus pratos, sua história e produtos originários das montanhas. A ideia é contribuir para o desenvolvimento do agroturismo e do agronegócio locais.

QUALIFICAÇÃO – Os inscritos participarão da capacitação “A Arte na Gastronomia – Montagem e Decoração de Pratos”, quando irão preparar a receita proposta, que será avaliada e orientada pela equipe do Senac. Um dos objetivos do treinamento, com 12 horas de duração, é incrementar a apresentação do prato e ingredientes utilizados.

O curso terá os seguintes temas: regras básicas de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos; fundamentos: percepção, cores e formas; dicas de cocção para contribuir na finalização do prato; a importância do senso crítico – exercitando o olhar; utilização dos ingredientes adequando à finalidade da decoração e do prato e tendências do mercado.

Os autores dos pratos que tiverem maior proximidade com a tradição local e de sua família, avaliado por três quesitos: apresentação, sabor e tipicidade/originalidade dos ingredientes, serão convidados a participar de uma aula-show, junto ao chef instrutor do treinamento.

O evento é uma realização pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e em parceria com Senac, Campus de Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), prefeituras dos municípios participantes, Gourmet Consult e Nova Comunicação.

Etapas em cada município:

Venda Nova do Imigrante – 03 e 04 de agosto
Laranja da Terra – 23 de agosto (Aula-show)
Afonso Cláudio – 24 e 25 de agosto
Vargem Alta – 08 de setembro (Aula-show)
Brejetuba – 22 e 23 de setembro
Marechal Floriano – 14 e 15 de setembro
Conceição de Castelo – 05 e 06 de outubro
Castelo – 19 e 20 de outubro
Domingos Martins (Sede) – 26 e 27 de outubro
Pedra Azul – 09 e 10 de novembro

Inscrições e mais informações:

Casa do Turista (Pedra Azul): (27) 3248 0035/1058
E-mail: www.montanhascapixabas.com

Vitória
nuvens dispersas
26.6 ° C
26.9 °
26.6 °
82 %
3.1kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
26 °
seg
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também