27.7 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Furto de energia elétrica é descoberto em supermercado de Marechal Floriano

fraude_rede_eletrica_marechal_floriano

Peritos da Polícia Civil e técnicos da EDP Espírito Santo realizaram, na manhã de ontem (18), uma inspeção em um supermercado no centro de Marechal Floriano, e encontraram uma fraude no medidor de energia elétrica, caracterizando furto. O responsável pelo estabelecimento, que estava no local, foi levado para a delegacia da cidade para prestar esclarecimentos.

Durante a inspeção, foi constatado que de toda energia consumida, só uma parte era paga pelo proprietário do supermercado. Furtar energia é crime e o prejuízo causado pela irregularidade é parcialmente repassado a todos os usuários da rede

De acordo com a EDP, o furto de energia é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa”.

Além do processo criminal, os responsáveis pelos estabelecimentos irão arcar, conforme a regra da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

A EDP Espírito Santo pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as Agências de Atendimento ao Cliente e o site www.edp.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

O furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios consumidores. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

O furto de energia, além de ser uma prática perigosa, pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas. Essa situação ainda pode causar danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia.

Vitória
chuva moderada
27.2 ° C
29.4 °
27.1 °
82 %
5.1kmh
75 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
30 °
dom
27 °
seg
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também