Jovens colocam bóias de indicação para prevenir afogamentos na Lagoa do Siri em Marataízes

Jovens colocam bóias de indicação para prevenir afogamentos na Lagoa do Siri em Marataízes

Uma iniciativa de 4 jovens guarda-vidas deverá reduzir o risco de afogamento na Lagoa do Siri em Marataízes. Na manhã de hoje se reuniram os irmãos Emerson e Everton Marangoni, Gabriel Silva e Jander Mendes, eles adquiriram por conta própria cordas e boias e fixaram na Lagoa delimitando a área criando uma barreira para evitar que os turistas e banhistas desavisados passem para a área de perigo. Vale salientar que esses guarda-vidas não trabalham na prefeitura, eles aguardam serem chamados para o cargo, pois foram aprovados em concurso público, porém a prefeitura não considera imprescindível a presença desses profissionais nas praias e lagoas.

Emerson em sua postagem no Facebook reconhece que a ação é apenas paliativa, mas o simples fato de tomarem essa atitude contribui muito para a segurança dos turistas.

Há cerca de 30 dias um mineiro de apenas 14 anos acabou morrendo afogado no local. A prefeitura apenas emitiu nota de pesar lamentando o ocorrido, porem nenhuma ação foi tomada para previnir novos afogamentos.

Na quarta-feira (2) aconteceu outro afogamento de um homem que não morreu porque foi resgatado pelo empresário Wallace Spyrro, que num ato heróico pegou um caiaque que estava na lagoa e foi até o homem e o resgatou, vale lembrar que o próprio Wallace não sabe nadar direito e colocou sua própria vida em risco.

O próprio corpo de bombeiros já recomendou a presença constante de quatro GVs no local: dois na praia e dois na lagoa. Mas o local continue a sem sinalização e proteção.

Fonte: maratimba.com