26 C
Vitória
quinta-feira, março 28, 2024
quinta-feira, 28 março 2024

Secretário de Segurança anuncia medidas para desmobilizar movimento que parou PM no ES

Caso do Policial Militar assassinado no Sul do Estado Na Foto: O Secretário Estadual de Segurança, André Garcia
Na Foto: O Secretário Estadual de Segurança, André Garcia

No início da noite deste domingo (5), o secretário de Segurança e Defesa Social, André Garcia, gravou um vídeo para anunciar as medidas do governo do Estado para desmobilizar o movimento de familiares e amigos de policiais militares.

Desde as primeiras horas do sábado (4), familiares e amigos de policiais ocupam os acessos aos quartéis da PM em municípios da Grande Vitória e do interior do Estado, impedindo a saída de viaturas e, consequentmente, o policiamento ostensivo e o atendimento de ocorrências.
Ainda no sábado, o secretário se reuniu com uma comissão de manifestantes. Garcia esclareceu que, para as negociações avançarem, os policiais teriam que retomar imediatamente o policiamento nas ruas o atendimento das ocorrências. Não houve acordo.
O secretário reafirma que o governo só retomará as negociações se os policiais voltarem às ruas. “Enquanto não tivermos policiais nas ruas para atender às chamadas dos capixabas, está determinada a suspensão de qualquer tratativa ou negociação com os responsáveis pelo movimento”. Ele acrescentou que a intenção do governo é negociar, mas que tem de haver respeito mútuo nessa negociação.
Garcia também anunciou as medidas adotadas pelo governo do Estado para tentar desmobilizar o movimento. O secretário disse que foi ajuizada uma ação, requerendo a ilegalidade do movimento. Ele esclareceu que o movimento, embora seja reivindicatório, está impedindo o trabalho da PM.
O secretário de Segurança também determinou que o Comando da Polícia Militar instaure inquéritos para apurar responsabilidades de supostos policiais que estariam incitando a tropa para que o movimento atinja a população capixaba. Ele acrescentou que os inquéritos serão enviados ao Ministério Público.
André Garcia disse ainda que conversou neste domingo com o ministro da Justiça Alexandre de Moraes sobre a situação do Espírito Santo. Ele disse que o ministro colocou as forças federais à disposição do Estado. O secretário, por enquanto, não solicitou o reforço.
Pânico
Nas últimas 48 horas, o Centro de Operações da Polícia Militar (Compom) tem acumulada chamados da população, mas não tem conseguido enviar os policiais para o atendimento das ocorrências. A ausência de policiamento nas ruas tem causado pânico na população.
As redes sociais têm se encarregando de aumentar essa tensão. Há muitas informaçõse sem procedência, que estão ganhando força com o estado de vulnerabilidade da população. As pessoas passam a replicar essas informações nas redes, que podem ser falsas ou distorcidas, mas que causam pânico. Mas também há muita informação que parece verídica, com relatos de fontes confiáveis e vídeos registrando cenas de violência.
Uma das postagens falsas nas redes sociais informava, por exemplo, que os ônibus do Transcol iriam parar à zero hora desta segunda (6) em razão da falta de policiamento, e só retornariam quando a situação fosse normalizada. Pouco depois, o Sindirodoviários desmentiu a informação, garantindo que os ônibus circulam normalmente nesta segunda-feira. Há também informações sobre arrastões, assaltos e assassinatos.
Nesta segunda-feira (6), caso os policiais voltem às ruas, a expectativa é de que o secretário de Segurança retome as negociações com os representantes do movimento.
Vitória
nuvens quebradas
26.6 ° C
26.9 °
26.6 °
83 %
4kmh
75 %
sex
27 °
sáb
29 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também