24.4 C
Vitória
quinta-feira, abril 25, 2024
quinta-feira, 25 abril 2024

Vaza áudio do avião que levava Lula para Curitiba: ‘Leva e não traz nunca mais!’

Dois áudios vazados neste domingo (8) mostram vozes de pessoas não identificadas em comunicação com o avião que transportou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de São Paulo – SP para Curitiba – PR, onde está preso desde sábado (7). Na primeira gravação, uma voz não identificada diz ao piloto: “Leva e não traz nunca mais”.

(Heuler Andrey/AFP)

Na segunda conversa, um homem também não identificado pede: “Manda esse lixo janela abaixo”.

O primeiro áudio, divulgado pelo portal R7, tem apenas 19 segundos. Uma pessoa não identificada pede ao piloto do avião monomotor que levava Lula:

— Leva e não traz nunca mais.

A segunda gravação, com um minuto de duração e exposta pela “Revista Fórum”, mostra um diálogo no qual um homem pede ordem na interação.

— Vamos falar só o necessário, estamos a trabalho aqui e vamos respeitar nosso trabalho. Obrigado.

Outro responde:

— Eu respeito, mas manda esse lixo janela abaixo aí.

Uma mulher entra na conversa e alerta:

— Pessoal, a frequência é gravada e pode ser usada contra a gente, então mantenham a fraseologia padrão na frequência, por gentileza.

Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a veracidade dos áudios, gravados no sábado na Torre de Congonhas, em São Paulo, e na da Torre Bacacheri, em Curitiba. No entanto, negou que as falas foram feitas por controladores de tráfego aéreo.

“As referências ao ex-presidente não foram emitidas por controladores de voo”, afirmou a FAB por meio de nota publicada no Twitter às deste domingo a noite. A instituição disse que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, para que todos na escuta “tenham conhecimento do que está ocorrendo no tráfego aéreo, condição importante para manutenção da segurança operacional”.

Ainda segundo a FAB, quem estiver conectado pode interferir na conversa, apesar de as regras do tráfego aéreo orientarem que os usuários se identifiquem segundo a fraseologia padrão. “Lamentavelmente, nas gravações em questão, as frequências foram utilizada de modo inadequado por alguns usuários que se valeram do anonimato para contrariar essas regras”, finaliza o texto.

Vitória
céu limpo
24.4 ° C
24.9 °
24.4 °
97 %
2.1kmh
0 %
qui
28 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
29 °
seg
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também