X Encontro da Cultura Italiana, em Araguaya, começa nesta sexta-feira (04)

X Encontro da Cultura Italiana, em Araguaya, começa nesta sexta-feira (04)

O distrito de Araguaya já está se preparando para o X Encontro da Cultura Italiana. A festa acontece neste final de semana, dias 4, 5 e 6. Por isso, a vila italiana mais charmosa do Estado, já está vestida de vermelho, verde e branco. Tudo isso para celebrar a cultura e as tradições dos colonizadores e imigrantes.

X Encontro da Cultura Italiana, em Araguaya, começa nesta sexta-feira (04)Como todos os anos, muita animação, música, dança e deliciosas comidas italianas são destaques da festa. Este ano, o Encontro da Cultura Italiana será em homenagem a “Seu Angelin Uliana”, que faleceu em novembro do ano passado. Ele foi i idealizador da Casa do Nonno, junto com o grande amigo Ademilson Grecco. “Seu Angelin” foi um homem que sempre trabalhou para preservar as tradições italianas e os costumes dos seus antepassados. Hoje, a Casa do Nonno é um dos pontos mais visitados da comunidade.

A programação da festa começa na sexta-feira (4), às 18 horas, com a abertura oficial. Logo após, às 18h20, um show pirotécnico marca o início das festividades. Às 18h30, tem o tradicional Desfile Bambini de Araguaya. Este ano, o desfile será ao som do violino de Adriana Vinand. Às 20h30, show italiano com a dupla Gioco di Mora e, para encerrar a sexta-feira, às 22h30, tem show com a banda Badalação.

No sábado (5), às 7 horas, o ônibus sai de Araguaya com os caminhantes que farão a caminhada “Picada do Nonno”. Às 8 horas, os participantes partem de São Marcos, em Alfredo Chaves, com destino a Araguaya. Às 11 horas, acontece a abertura das barracas de bebida e alimentação, com chegada dos caminhantes. A recepção será ao som da moda de viola de Bráulio e Amigos.

Ainda no sábado, a partir das 12 horas tem Torneio Adulto e Infantil de Bola de Pau (Bocha). Às 14 horas, início do Torneio de “Cinquilho” e, às 15 horas, começa o Torneio de “Tressete”. Mirano Schuler faz show italiano às 16h30. No início da noite, às 18h30, apresentação do Grupo Infantil Piccinini Dei Monti. Às 19 horas, Grupo Folclórico Picolli Granelli. Logo depois, às 20 horas, é a vez do Grupo Folklorístico Piccolo Pavone, de Vila Pavão. A Banda Italiana Gioco di Mora faz show às 20h30. E a Banda Italiana Brasitalia encerra a noite de sábado às 23 horas.

O domingo (06) começa com a tradicional Santa Missa em Italiano, às 10 horas, na Igreja de São Miguel, com a participação do Coral Più Bello, regido pelo maestro Max Carvalho. Às 11 horas, abertura das barracas de bebidas e alimentação e da área do Churrascão. O Gruppo Folklorístico do Circolo Trentino di Santa Teresa se apresenta às 11h30, e a Companhia de Balé Nice Rodrigues dança às 11h45. Luciano Dicarlo faz show italiano ao meio-dia. No mesmo horário, tem início o torneio de Bola de Pau (Bocha) Adulto e Infantil.

X Encontro da Cultura Italiana, em Araguaya, começa nesta sexta-feira (04)

Às 14 horas, tem apresentação do Grupo Folklorístico Piccolo Pavone, de Vila Pavão. O Desfile das Escolas de Araguaya, homenageando os Italianos, será às 14h30. Às 15 horas, o esperado Desfile das Famílias Italianas promete ser emocionante, com uma bonita homenagem a “Seu Angelin”. A Banda Mania Sertaneja faz show às 15h30, e o encerramento da festa está previsto para as 18 horas.

É importante ressaltar que durante todo o evento, o Arquivo Público estará em Araguaya fornecendo o Registro de Entrada de Imigrantes.

Programação:

Sexta-feira – 04/08/2017

18h00 – Abertura Oficial
18h20 – Show Pirotécnico
18h30 – Desfile Bambini de Araguaya com Adriana Vinand ao Violino
20h30 – Show italiano Dupla Gioco di Mora
22h30 – Show com a Banda Badalação

Sábado – 05/08/2017

07h – Saída do ônibus de Araguaya com caminhantes para a “Picada do Nonno”
08h – Saída da “Picada do Nonno” de São Marcos (Alfredo Chaves)
11h – Abertura das barradas de bebidas e alimentação
11h- Chegada e recepção dos Caminhantes com Moda de Viola (Bráulio e seus Amigos)
12h – Torneio adulto e infantil de Bola de Pau
14h – Início do Torneio de “cinquilho”
15h – Inicio do torneio de “tressete”
16h30 – Show italiano com Mirano Schuler
18h30 – Apresentação do Grupo Infantil Piccinini dei Monti
19h – Apresentação do Grupo Folclórico Piccoli Granelli
20h – Apresentação do Grupo Piccolo Pavone (Vila Pavão)
20h 30 –Show com a Banda Italiana Gioco di Mora
23h – Show com a Banda Italiana Brasitalia

Domingo – 06/08/2017

10h – Missa em Italiano na Igreja de São Miguel Arcanjo, com a participação do Coral Píu Bello
11h – Abertura das barracas de bebidas e alimentação
11h – Abertura da área do Churrascão
11h30 – Gruppo do Circulo Trentino di Santa Teresa
11h45 – Apresentação da Cia de balé Nice Rodrigues
12h – Show italiano com Luciano Dicarlo
12h – Torneio adulto e infantil de Bola de Pau (bocha)
14h – Apresentação do Grupo Piccolo Pavone (Vila Pavão)
14h30 – Desfile das Escolas de Araguaya homenageando os Italianos
15h – Desfile famílias italianas
15h30 – Show da Banda Mania sertaneja
18h – Encerramento