
Pensou que o carnaval em Piúma tinha acabado? Então você se enganou. Pois em Piúma a folia vai até domingo (01/03). E o Bloco Morto Vivo promete arrastar multidões.
O Bloco Morto Vivo fica pra depois, depois da folia, depois do carnaval. Os comerciantes saem juntos para brincar a folia no domingo.
Fundação do Bloco Morto Vivo
Fundado pelo comerciante Jonas Figueiredo em 2001, o Bloco Morto-Vivo tem o objetivo de proporcionar um dia de diversão para os comerciantes e quiosqueiros. Esses profissionais trabalham muito durante toda a temporada de verão, que se encerra oficialmente no domingo após o carnaval.
Este ano o bloco acontecerá, portanto, no dia 1º de março. O grupo sai da Feira do Sol e termina no palco do lual entre os quiosques 15 e 16.
Fênix, o Símbolo do Bloco
O Símbolo do Bloco é a Fênix, que remete ao renascimento das cinzas. Ou seja, esses trabalhadores que “se matam” de trabalhar no verão, renascem para brincar no bloco, após as cinzas.
Todo ano o morto-vivo homenageia alguma personalidade importante da cultura brasileira. Portanto este ano será homenageado o Rei Do Baião, devido aos seu centenário: “Luiz Gonzaga faz parte da nossa cultura. Ele é imortal e está presente nas nossas vidas”, explica Jonas.
Como Participar?
Para participar dessa aventura carnavalesca, o folião pode adquirir a camisa por R$20,00. Os pontos de venda são: Bar do Jonas, Loja Moda Pop ou com a equipe do Jornal Espírito Santo Notícias.
Vale lembrar que adquirindo a camisa, você está correndo uma rifa. Um kit contendo: ombrelone, um cooler, uma caixa de cerveja nacional e duas caixas de cerveja importada, serão sorteadas por apenas R$ 5,00 reais. Ajude, pois a rifa está sendo organizada com o objetivo de ajudar nas despesas do Bloco.
Muita folia no Carnaval de Piúma
“Atrás do Morto Vivo só não vai quem já morreu!”. Cada ano um imortal é homenageado, essa é a tendência do Bloco Morto Vivo. Ano passado, a Rainha do Rádio, Dalva de Oliveira, este ano O Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Fonte: Espírito Santo Notícias