Alunos dos 1º e 2º anos matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi, participaram, na manhã desta quinta-feira (12), de um bate-papo sobre os aprendizados adquiridos ao longo do processo educativo do projeto Guarda Responsável de Animais Domésticos. Os alunos também receberam seus certificados de participação.
As atividades desta quinta-feira foram acompanhadas pela pedagoga Yaci e as professoras Jackeline e Rosiane. O projeto teve início na escola no mês de fevereiro e diversas atividades foram realizadas, como palestra educativa, contação de história, entrega de materiais didáticos, bate-papo com protetores, roda de conversa com veterinária, caminhada educativa, abordagens aos munícipes, sensibilização com demonstração de recolhimento de dejetos e trabalhos artísticos.
Dessa forma, foi possível promover, mediante a educação ambiental, o conhecimento e a sensibilização em relação aos cuidados com os animais, em um trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa. A educadora ambiental Osnéia Péccoli e a equipe vêm trabalhando para potencializar as ações do projeto Guarda Responsável de Animais Domésticos nas escolas da cidade.
O Projeto trata, sobretudo, das responsabilidades que os tutores têm em relação ao seu animal. Muitos deles não conhecem ou não praticam suas responsabilidades, como recolher os dejetos, lavar a urina da calçada, estar com seu animal sempre na guia e zelar pela saúde física e emocional do animal.
Uma das atividades realizadas no Projeto é propor aos alunos uma sensibilização da comunidade em relação ao recolhimento de dejetos, de modo a contribuir para que as calçadas fiquem limpas. Com a conclusão das atividades, os alunos serão multiplicadores do conhecimento que adquiriram.
Bate-papo e certificação encerram projeto de guarda responsável em escola