A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio da Escola Técnica do SUS (Etsus), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), teve seus projetos aprovados em edital do Ministério da Saúde, que regeu a seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde).
O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.
“As ações dos projetos do PET-Saúde na assistência e na gestão visam o desenvolvimento da educação pelo trabalho para a saúde. O objetivo é aprimorar o processo de integração ensino- serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior, como parte da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde”, disse a diretora da Etsus, Josenan de Alcântara.
Foram aprovados os projetos “Redes de Atenção – Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal na Atenção Primária”, em parceria com a Ufes e Atenção à Saúde das Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde, em parceria com a Emescam, e também sete grupos tutoriais de aprendizagem, envolvendo 14 docentes, 56 estudantes dos cursos da área da saúde e 14 preceptores profissionais da rede municipal de Saúde.
As ações serão desenvolvidas em Vitória entre agosto de 2022 e julho de 2023, em quatro Unidades de Saúde e nas gerências da Assistência e Vigilância em Saúde da Semus.
Programação
•03 de agosto (quarta), 13h30 às 17h – Planejamento Pedagógico;
•11 de agosto (quinta), 13h30 às 16h30 – Acolhimento Grupos Tutoriais;
•18 de agosto (quinta), 13h30 às 17h – 1º Encontro PET Saúde.
Vitória tem projetos aprovados em Edital do Ministério da Saúde