Por Fabiano Peixoto
A 22ª Zona Eleitoral de Itapemirim (ES) recebeu, na última quinta-feira (15), uma ação de impugnação ao registro de candidatura de Thiago Peçanha (PSB), que disputa a prefeitura. A ação (processo nº 0600303-28.2024.6.08.0022) foi movida pelo Ministério Público do Espírito Santo e pela coligação “Por um Itapemirim Genial” (PDT/MDB).
O ex-prefeito Thiago Peçanha é o candidato da coligação “Juntos para Reconstruir” (PSB/PP/PSD), que também está diretamente envolvida na ação. O pedido de impugnação foi oficializada pela advogada Larissa Faria Meleip.
O juiz eleitoral José Flavio D’Angelo Alcuri determinou a citação imediata de Thiago Peçanha e da coligação “Juntos para Reconstruir”, concedendo-lhes o prazo de sete dias para apresentarem contestação, conforme estipulado pela Resolução TSE nº 23.609/2019. Assim, a partir da notificação.
A certidão emitida pela Chefe de Cartório Suzana Amaral Azevedo, no último sábado (17), confirma a inclusão da advogada responsável pelo pedido de impugnação nos autos, conforme procuração apresentada. O prazo legal para a citação de Thiago segue em conformidade com o art. 41 da Resolução TSE nº 23.608/2019.
Thiago Peçanha, ex-prefeito do município, vem articulando sua volta ao cenário político há mais de um ano, e conseguiu se filiar ao PSB, partido do governador Casagrande, formando uma chapa competitiva com outras legendas para disputar as eleições deste ano.