Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas participaram de quatro encontros, com momentos de reflexão e também de descontração, realizados pelo Grupo Reflexivo Espaço Fala Meninos, desenvolvido pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), da Secretaria de Cidadania Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
Os encontros aconteceram ao longo deste mês e foram encerrados nesta quinta-feira (26). O Espaço Fala Meninos desenvolveu dinâmicas e diferentes atividades para envolver os adolescentes, todos homens, na temática da violência doméstica e contra a mulher e também sobre o que é ser homem na adolescência.
Conduzido por facilitadores, o projeto estimula os participantes a relatarem experiências de vida, a refletirem sobre a violência e a contribuírem no enfrentamento a violência doméstica. Durante o projeto, os adolescentes demonstraram entender os tipos de violências, as causas e as consequências para as famílias e para cada indivíduo e adquiriram conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha.
“É preciso incluir os homens nas ações de enfrentamento à violência e para prevenção da violência contra a mulher. Esse trabalho tem sido valorizado no Cramsv, com vistas a barrar futuras ações violentas”, explica Fernanda Vieira, assistente social do órgão.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Maruípe, que faz o acompanhamento do grupo de adolescentes. O Cramsv atua para prevenir e reduzir a violência doméstica, familiar e de gênero, de forma articulada com a rede socioassistencial e meios jurídicos.
Adolescentes discutem causas e consequências da violência contra a mulher