Os municípios de Itapemirim e Anchieta estão entre os 12 contemplados pela nova iniciativa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo voltada à juventude capixaba: a Escola de Formação Política para Jovens. O programa, idealizado pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, será executado por meio da Casa dos Municípios, em parceria com as prefeituras locais.
Com inscrições abertas a partir desta última terça-feira, 1º de abril, a iniciativa tem como objetivo capacitar jovens a partir de 16 anos interessados em compreender melhor o funcionamento da política e desenvolver habilidades para a participação cidadã e comunitária.
A Escola de Formação Política contará com aulas dinâmicas, conteúdos atualizados e polos descentralizados para facilitar o acesso dos participantes. Ao final do curso, os alunos receberão certificação expedida pela Escola do Legislativo da Ales.
O público-alvo é amplo e abrange desde jovens estudantes, universitários e membros de partidos políticos até representantes de movimentos sociais, servidores públicos, educadores, cidadãos engajados e integrantes de grupos sub-representações na política, como mulheres, indígenas, LGBTQIA+ e comunidades negras. Mesmo pessoas com ensino fundamental incompleto podem participar.
Segundo o deputado Marcelo Santos, o projeto representa um investimento na formação de lideranças que poderão transformar suas comunidades. “Estamos abrindo portas para uma nova geração que quer entender, participar e transformar a realidade em que vive”, destacou.
Os interessados podem se inscrever através do formulário disponível online: https://forms.gle/XZNzgrvxnhd6C4z97