O edital de licitação para a implantação do Corredor Metropolitano Sul, via expressa exclusiva para ônibus, com ciclovia integrada, foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (9). Esta é considerada a maior iniciativa de investimento em mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória, com um aporte de R$ 318 milhões por parte do governo do Estado.
Benefícios do Corredor Metropolitano Sul
O corredor terá 6,5 quilômetros de extensão e será construído no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, com pavimentação em concreto. Contará com seis estações para embarque e desembarque de passageiros, totalizando 12 plataformas capazes de acomodar três ônibus simultaneamente em cada estação. Além disso, haverá a requalificação da infraestrutura urbana, incluindo a construção de uma ciclovia que interliga a Glória a Cariacica.
Impacto na Mobilidade Urbana
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressaltou que o corredor exclusivo de ônibus no canteiro central, em pista de concreto, com plataformas dedicadas aos passageiros do Transcol, irá reduzir em aproximadamente 50% o tempo de viagem dos passageiros que utilizam os terminais urbanos da região. Além disso, a ciclovia conectada por um viaduto entre Vila Velha e Cariacica garantirá uma mobilidade mais segura e eficiente para pedestres, ciclistas e motoristas.
Detalhes da Obra
A obra será realizada em duas etapas, com prazo de execução de 24 meses: elaboração dos projetos básicos e executivos, seguidos pela execução das obras. Desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais de Vila Velha e Cariacica, e com apoio do governo federal, a iniciativa também contempla a construção de dois novos viadutos para melhorar a conexão com a Segunda Ponte.
Em resumo, o Corredor Metropolitano Sul representa um marco importante para a mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória, oferecendo uma alternativa sustentável e eficiente para o transporte público e promovendo a integração entre as cidades de Vila Velha e Cariacica. Com investimentos significativos e um planejamento cuidadoso, essa obra está destinada a melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores da região.
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Ales participa do lançamento do edital do Corredor Metropolitano