Maria Vitória Belo Maquiori, de 11 anos, estudante da Emef Professora Urbana Penha Costa, em Povoação, foi homenageada nesta segunda-feira, dia 4, pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). A poesia da aluna com o tema “Exploração Infantil”, foi o único trabalho selecionado no projeto “MPT na Escola – A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, dentre as unidades de ensino estaduais e municipais localizadas em Linhares, inscritas no projeto no ano passado.
Para receber a homenagem, a aluna esteve acompanhada da mãe, Débora Belo Souza Maquiori, e do pai, Elielson Maquiori. “Fiz minha poesia baseada em um livro que nos deram e foi muito importante aprender sobre trabalho infantil e que lugar de criança é na escola e brincando. Fiquei muito feliz com a homenagem”, disse a aluna, que contou com a orientação do professor Rogério Silva Guilherme para fazer a poesia premiada.
A coordenadora do Centro de Formação, da Secretaria Municipal de Educação, Alcenira Nogueira Almeida Rangel Loureiro, explicou que este é um evento promovido anualmente.
“O projeto consiste em fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, a partir do desenvolvimento de atividades em sala de aula, assim como reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos da rede pública de ensino”, informou a coordenadora.
A aluna recebeu a homenagem do procurador chefe do trabalho, Estanislau Tallon Bozi, do procurador do Trabalho, coordenador geral, Dr. Marcos Buzato; e do assessor de Relações Públicas, Wendell Luis Taboas. Na ocasião, foi premiada com medalha, mochila, camisa, cadernos e lápis.
Michel Gomes Pedro, diretor da escola, pontuou sobre a importância de trabalhar na unidade de ensino o tema trabalho infantil. “A temática permitiu que os alunos identificassem situações que eles mesmos podem estar passando e, também, acabam levando o tema para a família. Ficamos felizes com a premiação da aluna e sempre mostramos e incentivamos nossos alunos a participarem porque eles são capazes”, disse o diretor.
Também estiveram presentes na homenagem a diretora pedagógica, Marta Lúcia Colodetti, a coordenadora do Ensino Fundamental da prefeitura, Lazarela Guasti de Moura Renon, e a chefe de Divisão de Formação Continuada, Andreia de Carli Giacomin.
Poesia: Exploração Infantil, por Maria Vitória Belo Maquiori
Um projeto social
É muito mais legal.
Podemos ajudar se denunciar,
Exploração a criança é crime,
De cadeia e de regime.
Depois que aprender,
Tente ajudar,
Para uma criança feliz ficar.
O trabalho infantil
É uma coisa que nunca esquecemos.
Disque 100 para tudo ficar bem.
A criança tem direito a:
Brincar, estudar e pouco trabalhar.
As consequências vão aparecer,
No futuro você vai ver,
Chega de criança sofrer,
A infância não pode perder,
Evite isso acontecer.
As crianças vamos proteger.
Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.
Aluna de escola de Povoação é homenageada pelo projeto de combate ao trabalho infantil do Ministério Público