Com o objetivo de construir um ambiente sustentável e promover resultados práticos para a população capixaba, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) trabalha na construção de seu planejamento estratégico, processo contínuo que busca identificar demandas da organização, estabelecer diretrizes e metas para aprimorar os serviços prestados à sociedade e ao público interno.
A transparência e a participação cidadã são pilares no processo de elaboração do planejamento iniciado em março, com participação de setores estratégicos do Legislativo como Presidência, Direção Geral, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Gestão de Pessoas, Casa dos Municípios e Diretoria de Relações Institucionais. O ciclo estratégico abrange diretrizes e metas até 2027.
Uma das principais metas do planejamento estratégico é capacitar os servidores da Assembleia Legislativa, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para atender às demandas dos capixabas de forma eficiente e sustentável.
Sob a liderança do presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), o planejamento busca envolver servidores e parlamentares na construção de um futuro sustentável e aproximar o Parlamento da população, promovendo resultados práticos para a sociedade.
“A tecnologia tem nos mostrado que podemos encurtar distâncias, potencializar nossa produção e aumentar a capacidade de dar transparência aos atos públicos, como já vemos os resultados na Assembleia após a implementação do Ales Digital, que acabou com o processo em papel na Casa e já economizamos mais de R$ 12 milhões”, comenta o presidente.
Economia com Ales Digital chega a R$ 12 milhões
Transparência
Além disso, o deputado enfatiza a importância da participação popular na tomada de decisões políticas, reconhecendo que isso é fundamental para representar verdadeiramente os interesses da sociedade. Defende, ainda, a prestação de contas e o acesso às informações como fundamentais para a democracia. Nesse sentido, a ferramenta de gestão prevê medidas para ampliar ainda mais a transparência no Legislativo capixaba, considerado a segunda Casa legislativa mais transparente do país em um ranking divulgado pela organização sem fins lucrativos Transparência Internacional Brasil.
Sustentabilidade
Outra diretriz importante envolve o desenvolvimento sustentável no âmbito do Legislativo e junto a outras instâncias, como os municípios. Em parceria com especialistas e organizações ambientais, estão sendo elaboradas estratégias para promover práticas sustentáveis dentro da Assembleia Legislativa, com vistas à redução do impacto ambiental e preservação dos recursos naturais do Espírito Santo.
Do mesmo modo, os órgãos da Casa desenvolvem parceria com entidades, como a Associação dos Municípios do Estado (Amunes), para compartilhamento de boas práticas, a oferta de capacitação e treinamento para os gestores municipais, além do suporte, por meio da Casa dos Municípios, na elaboração e execução de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável em suas regiões.
Interação
O planejamento também tem como diretriz o fortalecimento das relações institucionais, especialmente por meio de parcerias com gestores municipais, que atuam como importante elo com a população capixaba.
Nesse sentido, a Ales atua para estabelecer uma política permanente de diálogo, por meio de encontros, reuniões e fóruns de discussão em que os gestores municipais têm a oportunidade de compartilhar experiências, trocar conhecimentos e enfrentar os desafios locais, conforme já vem sendo desenvolvido através da parceria firmada entre a Amunes, a Diretoria da Casa dos Municípios e o Colégio Permanente dos Legislativos do Espírito Santo.
Satisfação
O planejamento estratégico busca ampliar ainda mais a satisfação da população com os serviços prestados pelo Legislativo capixaba, conforme aponta pesquisa realizada no site da Casa, que revelou que quase 80% das pessoas estão muito satisfeitas com o atendimento oferecido pela Ales e mais de 52% consideram como excelente a imagem que o Legislativo transmite ao cidadão capixaba.
“Esses números refletem o compromisso que temos em prestar um serviço de qualidade para a população capixaba, de forma transparente e eficiente. Continuaremos empenhados em aprimorar ainda mais nossos serviços e fortalecer nossa relação com os cidadãos. Obrigado pelo apoio e confiança em nosso trabalho”, finaliza Marcelo Santos
Transparência, interação com a sociedade e sustentabilidade são pilares do instrumento de gestão elaborado pelo Legislativo capixaba
Assembleia prepara planejamento estratégico
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Assembleia prepara planejamento estratégico