A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência Social (Semhas) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), ampliou o programa de distribuição de absorventes higiênicos. Agora não é só pra quem recebe bolsa família, e sim para todas as mulheres de 11 a 55 anos que tenham o Cadastro Único (CADÚnico) em dia dentro do Programa Dignidade para Elas.
Critérios: Ter cadastro único atualizado, trazer CPF ou número do NIS.
Atendimento: de 8h às 11h e de 13 às 17h, de segunda a sexta-feira, no CRAS, bairro Nova Barra (Vaquejada).
Na última semana, a equipe do CRAS esteve no distrito de Paulista, onde foi realizado o cadastro de 28 famílias e distribuídos 492 pacotes de absorventes suficientes para seis meses consecutivos de uso.
O “Programa Dignidade para Elas” tem como objetivo principal levar para esse público em situação de vulnerabilidade estratégia para a promoção da saúde e da atenção à higiene. A intenção é combater a precariedade menstrual, que significa a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina.
“Enquanto o Congresso Nacional derrubou o veto do Presidente da República ao projeto (distribuição de absorventes – saúde menstrual – gratuita às pessoas), o município de Barra de São Francisco, já distribui desde o meio do ano passado, absorventes a mulheres jovens e adultas, na sede e nos distritos. Estamos sempre provando que é possível ajudar as pessoas com dificuldades financeiras. Isto é uma obrigação de todo gestor que pensa no próximo,” analisa o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
CRAS distribui 492 pacotes de absorventes em Paulista e cadastra mais 34 famílias