Por Fabiano Peixoto
O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itapemirim, Fábio Leal Henrique, informou agora a noite (quarta-feira, 18) à nossa redação que o abastecimento de água nos municípios de Itapemirim e Marataízes, começa a ser normalizado.
Segundo Fábio, o processo de captação auxiliar enfrentou desafios, como o rompimento de duas tubulações no trajeto de três quilômetros. “Tivemos duas rupturas na rede, mas nossa equipe de 20 pessoas trabalhou intensamente e conseguimos solucionar o problema. A água já começou a chegar na estação de tratamento e, em cerca de 30 minutos, iniciaremos o tratamento”, destacou o diretor.
A crise de abastecimento foi causada pelo avanço da maré no leito do Rio Itapemirim, que comprometeu a captação de água na região. “Estamos enfrentando a influência da maré, que provocou salinização no ponto de captação do rio. Para contornar a situação, iniciamos a operação de uma captação auxiliar, localizada cerca de três quilômetros acima da atual, fora da área afetada”, explicou Fábio.
A expectativa é de que o fornecimento de água seja gradualmente restabelecido nas próximas horas, aliviando a população.