Na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Moacyr Avidos, que fica no bairro Ilha do Príncipe, os estudantes da turma do 7º ano tem trabalhado de forma efetiva com as disciplinas eletivas, que são desenvolvidas de acordo com o interesse dos estudantes, que fazem parte do currículo do tempo integral da unidade de ensino. “Crochetando na Escola” e “Jogos de Tabuleiro – história, regra e confecção”, são duas das disciplinas escolhidas pelos estudantes neste ano.
As eletivas são propostas por semestre e tem por objetivo trabalhar com temas de interesse das turmas, priorizando conteúdos que são foram consolidados, conforme identificado em avaliações diagnósticas realizadas pela equipe pedagógica da escola.
“Elas são apresentadas aos estudantes após pesquisas realizadas com eles, utilizando os resultados colhidos nas avaliações diagnósticas, tendo como metodologia, uma dimensão prática, na qual o estudante viva literalmente o conhecimento que precisa consolidar. Fazemos a apresentação delas numa feira de eletivas e o estudante, exercendo seu protagonismo, escolhe 3 temas para participar de 1 eletiva ao longo do semestre”, explica a pedagoga Cláudia Pitanga.
Crochetando na escola
Desenvolvida pela professora Jeane Majoni, os estudantes aprendem em sala de aula a técnica secular de tricotado manual, que utiliza linhas, barbantes e lã, dentre outros, para criar tecidos. A disciplina visa a fortalecer o aprendizado de conteúdos de matemática, além de estimular nos estudantes um aprendizado lúdico e prático, sensibilizando sobre a criatividade e cultura empreendedora.
A estudante Michelly Gonçalves, do 7º ano, aprovou a dinâmica da disciplina. “Estamos aprendendo coisas novas e ainda trabalhando com a possibilidade de ter uma renda financeira a partir dessa técnica”, contou. Já a Fabricia Tavares, vê a disciplina como uma oportunidade de melhorar seu desempenho em sala de aula. “Tem contribuído para a nossa concentração em sala de aula”, disse a estudante.
Jogos de Tabuleiro
Dentro da eletiva, coordenada pelo professor Sandro Perini, com apoio da pedagoga Claudia Pitanga, a turma trabalha com a história, regras e confecção dos jogos de tabuleiro, utilizando dinâmicas e materiais diversos. No “jogo da velha”, por exemplo, os estudantes aprenderam que a expressão deriva de um costume de mulheres idosas, que se reuniam para bordar e jogar zeros e cruzes enquanto conversavam, o que deu origem ao nome do jogo.
O estudante Moises Paz, tem se divertido durante as aulas da disciplina. “Estamos aprendendo muita coisa sobre os jogos, como a história, as regras. Além disso, nos divertimos jogando uns com os outros, é muito legal”, disse. A estudante Sara Ferreira, também tem aproveitado a diversão e o aprendizado. “Construímos os jogos do zero, aproveitamos as aulas ao máximo e ainda podemos jogar para nos divertir e aprender”, conta.
Disciplinas eletivas são oportunidade de aprendizado prático e empreendedorismo