spot_img
segunda-feira, abril 21, 2025
segunda-feira, 21 abril 2025

Escola Família Agrícola forma sua 27ª turma – Notícias de Barra de São Francisco

A Escola Municipal Família Agrícola Normília Cunha dos Santos realizou cerimônia de formatura de sua 27ª turma do ensino fundamental na noite de 21 de dezembro, na sede da escola.

A cerimônia teve início às 19 horas, com coordenação da diretora Lucineia Gomes da Silva, e presença de professores, alunos, familiares dos formandos e convidados. Representantes da Associação Promocional da Educação Rural de Barra de São Francisco (APERBA) também estiveram presentes.

A festa teve início com o desfile em passarela vermelha dos formandos, professores e funcionários, carregando elementos símbolos da escola e de cada matéria lecionada. 

A cerimônia contou com uma breve mensagem de agradecimentos a Deus ministrada pela pastora Ariádner Jastrow Potratz Berger, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com base em Salmos 106.1. 

A diretora Lucineia, em seu discurso, disse: “Chegou o grande dia da formatura! É tempo de celebrar os frutos mais belos de um nobre e enriquecedor processo formativo. Estamos orgulhosos dessa caminhada e, com vocês, agradecemos a Deus pelo dom da vida e da aprendizagem. Esta é, sem dúvida, uma noite especial, em que se conclui importante e significativa etapa da vida: o Ensino Fundamental. Um abraço especial a cada um! Sejam felizes! Paz e Bem a todos!”.

A aluna Maria Clara Dela Fuente Fanti foi eleita pelos 37 formandos para fazer o discurso de agradecimentos e despedida da escola. Abaixo o texto do discurso:

 

“Boa noite aos professores, funcionários, estudantes e familiares.

Primeiramente gostaria de agradecer a presença de todos e gostaria que soubessem que para mim estar aqui representando todos os formados é uma honra.

Há quatro anos cheguei à escola Família Agrícola Normilia, escola qual considero minha segunda família, aqui tive os melhores momentos da minha vida, na verdade todos nos formados conseguimos desfrutar deste mesmo privilegio, aqui conseguimos respostas de coisas simples e até as mais complicadas.

Quando eu comecei a escrever esse texto, tive muita dificuldade para selecionar os melhores momentos da turma, entre tantos, para falar aqui hoje. Acho que falo por todos do 9°, que nunca nos esqueceremos dos debates nas aulas de História, das discussões diárias sobre os conteúdos vivenciais, dos aleatórios gritos e chiliques, das diversas guerras de bolinha de papel e borracha quando ninguém estava olhando, das partidas de baralho e bolebas durante os intervalos,  na famosa voltinha na propriedade nas aulas de Agricultura, todas as experiencias de Ciências, do típico café da manhã, das aulas de sexta feira com nosso monitor João Emanuel, e todos os outros milhares momentos inesquecíveis que, falando por nós agora, nos fizeram ser quem somos hoje.

Estamos nos formando, isso mesmo, finalizando o grande ciclo do Ensino Fundamental. Foram, para alguns 4, para outros 3, 1 ou até 5 anos de constante convivência dentro e fora das salas de aula da Família Agrícola. A nossa relação já é de longa data. E foi essa convivência diária, foram essas relações que juntamente com a educação que recebemos de nossos pais e a escolarização fornecida pelo colégio, que nos moldaram e nos transformaram nos indivíduos que somos hoje. Vai dizer que os desentendimentos entre alguns colegas não nos ensinaram alguma coisa? Ou que livro não nasceu para voar? E que borrachas funcionam melhor no papel do que pelos ares da sala de aula? Mas essas são coisas naturais.

Brincadeiras à parte, sim, é muito triste ver a melhor época das nossas vidas escorrendo pelos nossos dedos… não dançamos na Festa Junina, não fazemos mais experimentos nas aulas de Ciência, não corremos no recreio e não fazemos mais cartões para nossas mães na aula de Arte. Mas uma nova fase está por vir, tal que necessitará de todo o nosso esforço. Em um piscar de olhos estaremos nos matriculando em nossas respectivas faculdades e ingressando na vida adulta!

São incontáveis as memórias espalhadas por todo o colégio, desde os corredores e salas até o pátio e os ginásios. No meio da relação de amor e ódio que um estudante pode ter com a escola, acredito que hoje todos consideram a Escola Família Agrícola sua segunda casa. Estarão para sempre em nossos corações todos os professores e demais funcionários que nos acompanharam desde o início.

Nesses anos adquirimos muito conhecimento, mas como já disse um grande pensador: “ A sabedoria de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência de que não sabe”, não aprendemos tudo, nunca ninguém conseguirá tal feito pois a vida é uma constante busca por mais conhecimento.

Aqui conseguimos aprender valores e coloca-los em prática, conseguimos aprender compreender a nossa sociedade e a ela nos adequamos… 

Momentos únicos aqui vivemos, momentos que nem o tempo pode apagar, que o vento não pode levar, momentos vividos entre verdadeiros amigos.

Hoje é um grande dia, pois temos na boca um gostinho de missão cumprida e no coração o desejo de novas aventuras, mas antes de tudo temos que afirmar chegar até aqui de fato não foi fácil, mas conseguimos, nos momentos de dificuldades surgiu em nossos corações o verdadeiro espirito da amizade, surgiu em nossos corações a humildade.

Nos momentos de alegria, festejamos, Nos de tristeza, pensamos, nos de dificuldade, fomos à luta, vencemos, Como nem tudo e só alegria ficou um probleminha mesmo não sentindo a dor da derrota, nós temos que sentir a dor da separação, a dor de prosseguir sobre novos caminhos sem conhecer nosso próprio destino. 

Temos que nos separar e é nesses momentos que a saudade já começa a chegar, que o medo de prosseguir tenta, nos derrota, mas temos que prosseguir, pois a nossa missão começa ganhar sentido, as nossas vidas um motivo estudamos e conseguimos entender o pôr que de tudo isso. Agora sabemos que o presente somos nós quem construímos, que o futuro será apenas determinado por cada uma das nossas ações, mas nada disso a de nos abalar a separação significa também novas oportunidades, com elas virão dificuldades e logo atrás novas amizades. Nesses anos que vivemos aqui conseguimos descobrir que não há limites para aqueles que buscam a verdade, que buscam a felicidade, que correm atrás dos seus sonhos, que não temem a dor de perder, mas lutam para que no futuro não tenham do que se arrepender.

“Separados somos fortes, juntos somos invencíveis e imbatíveis” foi nesse e em outros milhares de pensamentos e argumentos que nossas amizades foram construídas, temos como pilares: os professores, a diretora, os zeladores, as tias da limpeza e a todos aqueles que a cada dia nos davam lição de amizade e de como superar as nossas dificuldades.

Da infância já começamos nos afastar faz um tempinho, e de uma vida adulta estamos começando a nos aproximar, é chegado a hora de assumir responsabilidade, é chegado a hora tomar decisões que vão mudar o rumo de nossas vidas, é chegado a hora de pensar no futuro.

É em meio às dificuldades que iremos encontrar a bondade, é em meio aos sonhos que vão ficando pelo caminho que descobriremos o que de fato precisamos, o importante nisso tudo é nunca deixa de sonhar, e jamais parar de tentar.

Devemos ter consciência de que nada vai ser fácil, não encontraremos uma sociedade boa que te dar segundas chances, não encontraremos a verdade em cada um, não encontraremos soluções fáceis para os problemas, tudo que quisermos teremos que conquistar, teremos que buscar.

Temos que quebrar as correntes que nos impedem de crescer, cada dia precisamos viver como se fosse o último, temos que aproveitar tudo enquanto durar.

Ficarão eternizadas em nossos corações, as lembranças que ficaram da escola. 

Em nome de todos os formando, gostaria de agradecer em primeiro lugar a Deus por ter nos dado a dádiva da vida e por ter permitido que vivêssemos coisas maravilhosas como as que vivenciamos aqui, agradecer também a todas as que contribuíram.

Os professores que nas salas de aula nos ajudaram e acreditaram em cada um de nós apesar de todas as dificuldades, de forma geral nos prepararam para a sociedade, as nossa querida diretora que nos deu suporte para tudo que precisamos, as zeladoras e demais funcionários que também deram sua parcela de contribuição, aos nossos pais que com seus incansáveis esforços criaram condições para que estivéssemos aqui, em fim agradecemos a todas as pessoas que contribuíram.

Gostaria de ressaltar que este não é um momento de despedida, mas sim um ponto de partida para uma nova etapa”.

Maria Clara Dela Fuente Fanti 

 

FORMANDOS:

✓ Allana Layslla Ribeiro Silva

✓ Ana Clara Lemos De Paula

✓ Andre Diniz Alves Acerbi Da Rocha

✓ Arthur Procopio Lucas

✓ Bruno Galhardo De Faria

✓ Bryan Vieira Silva

✓ Clara Antonia Ribeiro Cabral

✓ Daniel Carlos Campos Silva

✓ Davi Hartvig De Oliveira

✓ Debora De Boni

✓ Emanoely Sophia Oliveira Martins

✓ Erick Caua Silva Rodrigues

✓ Guilherme De Souza Gódio

✓ Hugo Ker De Aguiar

✓ Isabelle Alves Nunes Ferreira

✓ Isael Fontes

✓ Jhonatan Emanuel Lima Vieira

✓ Jhonatan Martimiano Silva

✓ Joao Vitor Moraes

✓ Juan Pablo Goncalves Pires

✓ Karolinna Bhitiney Gomes Pereira

✓ Kauan Alves Guering

✓ Luiz Eduardo Cardoso Cunha

✓ Maria Clara Carvalho Batista

✓ Maria Clara Dela Fuente Fanti

✓ Maria Eduarda Nunes Pereira

✓ Maria Vitória Lacerda Carnielli

✓ Mateus Nascimento Silva

✓ Mauricio Lucas Holz Neimog

✓ Nathan Merlo Rodrigues

✓ Nicollas Rian Teixeira Uliana

✓ Rayca Da Silva Oliveira

✓ Samuel Rizo Equer

✓ Thaisnara Rizo Possebon

✓ Thamiris Candido Moura

✓ Thayna Dos Santos Tatagiba

✓ Wenderson Willian De Moraes Silva

GALERIA DE FOTOS

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Escola Família Agrícola forma sua 27ª turma

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
27.9 ° C
27.9 °
27.9 °
65 %
6.7kmh
40 %
seg
27 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também