A importância do meio ambiente ganhou destaque entre os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal Joelma Rocha Vieira, localizada no distrito de Bebedouro. É que na última sexta-feira (17) a unidade de ensino realizou a abertura do projeto de educação ambiental ‘Escola Verde’. A atividade envolve os 197 alunos matriculados no Ceim e é coordenado pelas pedagogas Marcela Viana e Jaíne Neves.
A abertura do projeto contou com a presença da diretora de Educação Ambiental da Prefeitura de Linhares, Aline Fernandes, que dialogou com os pais dos alunos sobre a importância da preservação, as mudanças climáticas, a conservação dos recursos naturais e a responsabilidade ambiental.
“É importante parabenizar a iniciativa da escola em ampliar o tema com o envolvimento dos pais e de toda a comunidade escolar. A finalidade do projeto é despertar e sensibilizar no que se refere à conservação e utilização sustentável dos recursos naturais, para assim chegar à melhoria na qualidade de vida de todos”, explica Aline.
Para deixar o projeto ainda mais atraente para as crianças, a gestão da unidade de ensino criou um mascote que será batizado após votação na rede social do Ceim, onde os seguidores poderão votar numa das três opções de nomes sugeridos pelas crianças.
De forma lúdica, o mascote vai lembrar a todos da importância de não jogar lixo no chão, nas ruas, nos parques, fomentando a cultura de educação ambiental na unidade de ensino e fora dela também.
“O objetivo do mascote é aproximar os alunos do trabalho que é realizado na escola e tem o objetivo de criar uma cultura de cuidado com a própria unidade de ensino, em casa e na cidade, consequentemente, com o meio ambiente. As crianças serão multiplicadoras das boas ações que contribuem com uma Linhares, um distrito mais verde e mais sustentável”, comentam as pedagogas Marcela e Jaíne.
As crianças ainda tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa fazendo o plantio da primeira árvore da escola, que foi inaugurada em agosto do ano passado.
A diretora do Ceim, Gisele Soares Araújo, explicou que o objetivo do projeto é o de transformar a consciência ambiental das crianças, suas famílias e comunidade. “Só com educação é que podemos mudar práticas que prejudicam o meio ambiente. Os alunos impactados com as questões ambientais atuam como agentes multiplicadores locais, na família e na própria comunidade, e é isso que queremos oportunizar”, afirma.
Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares.
Escola Verde: Ceim Joelma Rocha Vieira, de Bebedouro, realiza projeto de educação ambiental