spot_img
domingo, abril 20, 2025
domingo, 20 abril 2025

Festa centenária de Nossa Senhora dos Navegantes celebra 136 anos de tradição em Marataízes

Por Fabiano Peixoto

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, uma das mais importantes manifestações de fé do litoral capixaba, chegou à sua 136ª edição, mantendo viva a devoção que atravessa gerações entre os moradores da Barra do Itapemirim, em Marataízes. O evento, marcado pela expressiva participação popular, teve seu ponto alto neste domingo (2), data dedicada à padroeira.

As celebrações tiveram início no dia 24 de janeiro com o Novenário, preparando espiritualmente a comunidade para o grande dia. Logo ao amanhecer deste domingo (2), às 5h, os fiéis foram despertados pela alvorada festiva nas principais ruas da Barra, seguida pelo ato de consagração em homenagem aos 136 anos da festa.

A Santa Missa Solene foi celebrada às 9h pelo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, e concelebrada pelos párocos de Marataízes e da Vila de Itapemirim, Antônio Marcos e Frei Cleber Abel dos Santos. A celebração reuniu fiéis na histórica Praça do Palácio das Águias, às margens do Porto da Barra. O evento também contou com a presença do prefeito Toninho Bitencourt e da secretária de Cultura, Maristela Leonardo da Silva.

Em seguida, ocorreu a tradicional procissão terrestre, na qual a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi conduzida em um andor em formato de barco até o porto. De lá, partiu a emocionante procissão fluvial pelo rio Itapemirim, envolvendo pescadores, ribeirinhos e devotos em um momento de profunda fé e emoção.

O encerramento das festividades foi marcado por um almoço comunitário, onde os participantes puderam compartilhar momentos de união e gratidão.

A construção da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Barra do Itapemirim, teve início por volta de 1872.

Nossa Senhora dos Navegantes: protetora dos mares e dos viajantes

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes tem origem na Idade Média, durante as Cruzadas, quando os guerreiros invocavam a Virgem Maria como “Estrela do Mar” para guiá-los com segurança em suas travessias pelo Mediterrâneo.

Os navegantes, antes de enfrentar os desafios do mar, participavam da Santa Missa e pediam sua proteção contra tempestades e piratas. Com as grandes navegações portuguesas e espanholas, essa devoção se espalhou pelo mundo, tornando-se símbolo de fé para marinheiros e viajantes. Conhecida também como Nossa Senhora da Boa Viagem, é celebrada como guardiã dos que cruzam os oceanos em busca de novos destinos.

Fotos – Créditos: Emella Simões e Divulgação

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
100 %
2.6kmh
75 %
dom
27 °
seg
26 °
ter
25 °
qua
25 °
qui
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também