Atual campeão da Libertadores da América, o Flamengo estreia na edição de 2023 da principal competição sul-americana na noite desta quarta-feira. O Rubro-Negro vai enfrentar o campeão equatoriano, o Aucas, no estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito. A partida, primeira do Grupo A, está marcada para às 19 horas, no horário de Brasília.
O Aucas, apesar de ter quase oitenta anos de história, é pouco conhecido no Brasil. A equipe, fundada pela companhia anglo-holandesa de petróleo, Shell, surgiu como sensação na segunda metade dos anos quarenta do século passado.
Entretanto, entrou em decadência nas décadas seguintes e chegou a disputar a terceira divisão em várias temporadas. Em 2022, conquistou pela primeira vez o Campeonato Equatoriano desde que a atual liga foi fundada em 1957. Até o ano passado, suas melhores colocações foram os terceiros lugares de 1969 e 1975.
Após a vitória na primeira partida da final do @Cariocao, o Mengão trabalhou nesta segunda (03), no CT, visando a estreia na @Libertadores! Daqui a pouco O Mais Querido parte para Quito! 🔴⚫ #VamosFlamengo #CRF
📸: @mcortesdasilva8 /CRF pic.twitter.com/HSb5qRjrON
— Flamengo (@Flamengo) April 3, 2023
A equipe equatoriana chega para sua primeira participação na Libertadores em má fase. Em 2023, o Aucas tem um retrospecto de três derrotas, quatro empates e somente uma vitória. No Equatoriano, aparece no 12º lugar da tabela, com cinco pontos em quatro partidas. No último sábado, empatou em 2 a 2 com o Libertad.
Esta é a segunda vez que o Flamengo visita a altitude de Quito este ano, já que disputou, e perdeu, a Recopa Sul-Americana contra o Independiente Del Vale. Mas ao contrário do adversário anterior, que mais parecia uma equipe argentina pela quantidade de hermanos no time, o Aucas deve ter apenas um estrangeiro no time titular, o goleiro uruguaio Damián Frascarelli. O técnico do Aucas é o venezuelano César Farías Acosta, de 50 anos.
Flamengo embalado após vitória no clássico
No Flamengo, o clima é de tranquilidade e confiança após três vitórias seguidas pelas semifinais e primeiro jogo das finais do Campeonato Carioca. No último sábado, a equipe de Vitor Pereira superou o favoritismo do Fluminense com uma vitória por 2 a 0, no Maracanã, e ficou mais perto do título estadual.
O elenco seguiu para o Equador na segunda-feira com algumas ausências. Eric Pulgar, Matheusinho e Arrascaeta, lesionados, e Bruno Henrique, em transição para o retorno aos gramados, eram desfalques esperados. Já o volante Thiago Maia ficou de fora da viagem após se apresentar com fortes sintomas de gripe e foi liberado.
Além de Flamengo e Aucas, o Grupo A tem Racing-ARG e Ñublense-CHI, que se enfrentam também nesta quarta, às 21 horas.
FICHA TÉCNICA
AUCAS-EQU X FLAMENGO-BRA
Local: Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito (Equador)
Data: Quarta-feira, 05 de abril de 2023
Horário: 19h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Jose Argote (VEN)
Assistentes: Lubin Torrealba (VEN) e Freiker Colmenares (VEN)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
AUCAS: Damián Frascarelli, Perlaza, Luis Cangá, Quñónez e Romero; Cano, Carcelén, Edison Caicedo e Cuero; Castillo e Jhon Cifuente
Técnico: César Farías
FLAMENGO: Santos, Guillermo Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Ayrton Lucas, Arturo Vidal, Gerson e Matheus França (Everton Ribeiro); Everton Cebolinha e Pedro
Técnico Vitor Pereira
Para continuar recebendo notícias do Flamengo. Cadastre-se em nosso site!
Fonte: Gazeta Press – Conteúdo Exclusivo neste link Flamengo na Mídia. Todos os Direitos Autorais de Gazeta Esportiva.