spot_img
sábado, abril 19, 2025
sábado, 19 abril 2025

Governo busca tecnologia para ampliar abastecimento de água

Governo do Espírito Santo lança edital para projetos de conversão de água do mar em água potável

Nesta sexta-feira (09), o Governo do Espírito Santo divulgou o edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) Nº 001/2024, com o objetivo de receber estudos de empresas especializadas para a elaboração de uma modelagem que aponte soluções para a conversão de água do mar em água potável. O intuito é abastecer parte da Região Metropolitana da Grande Vitória e as regiões de Anchieta e Aracruz. O documento foi publicado no site da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, ressaltou a importância da publicação do edital de PMI e mencionou a tecnologia disponível em outros países.

“Estivemos no Chile para conhecer de perto a experiência bem-sucedida da usina de dessalinização em operação no deserto de Atacama, que utiliza água do Oceano Pacífico para abastecer residências na região. No final do ano passado, a empresa espanhola GS Inima manifestou interesse na Sedes para instalar usinas de dessalinização no Espírito Santo. Nossa expectativa é que, com a publicação do edital de PMI, mais empresas com qualificação comprovada demonstrem interesse no processo”, afirmou Ferraço.

O PMI é um chamamento público para que empresas apresentem estudos de viabilidade e realizem levantamentos de dados sobre o projeto em questão. A iniciativa faz parte da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos do Espírito Santo (PPI-ES) e será conduzida pela Sedes e pela Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan).

Após a publicação do edital de PMI, as empresas interessadas terão 30 dias para manifestar interesse na elaboração dos estudos de viabilidade do projeto.

O Projeto do Sistema de Abastecimento de Água Dessalinizada deverá abranger a captação, adução, tratamento, reservação e interligação ao sistema de abastecimento existente. O sistema deverá ser elaborado para atender aos padrões de potabilidade da Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano, e às recomendações da OMS.

Para mais informações, a imprensa pode entrar em contato com:
Assessoria de Imprensa da Vice-Governadoria
Léo Júnior
(27) 99999-9422

Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-9708
[email protected]

Fonte: Governo ES

publicidadespot_img
Vitória
nublado
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
100 %
1kmh
100 %
sáb
25 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
25 °
qua
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também