Com a presença de diversas autoridades e empresários, foi lançado oficialmente, no dia 30 de junho, em Barra de São Francisco, apresentado pela Associação Noroeste de Produtores de Pedras Ornamentais (ANPO) em parceria com o Sebrae/ES, a IG (Indicação Geográfica) Granitos do Noroeste do ES, no Cerimonial Maanaim.
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, participou do evento e destacou que sua gestão vem buscando preparar o município para a aceleração do desenvolvimento que está para acontecer até o final da década, com a implantação de duas ferrovias interligando os municípios aos portos capixabas e às regiões produtoras de grãos e outros bens.
“Com as ferrovias, nós poderemos transportar toda a produção de granito, café e outros commodities produzidos em Barra de São Francisco”, ressaltou o prefeito.
De acordo com o presidente executivo da Anpo, Mario Imbroisi, o uso da marca Granito – Noroeste do Espírito Santo, vai diferenciar o granito produzido na região da mistura com granitos que não são do Noroeste.
“É um salto de grande importância para a valorização do granito da região que vinha sendo explorado por empresas dos Estados Unidos e outros países, que compram o material bruto aqui e depois vendiam como se fosse produto deles”, explica Imbroisi.
O executivo lembrou um fato ocorrido há alguns, quando a ANPO levou um grupo de empresários da região para Dubai, onde acontece uma das mais concorridas feiras de granito e mármore do planeta e, ao chegar no aeroporto, encontraram um granito amarelo exclusivo do Noroeste do Espírito Santo, com o selo ‘made in EUA’.
“A partir daí nós intensificamos a divulgação do nosso granito em todas as feiras internacionais. Eu visito, anualmente, cinco feiras de granito e, em todas elas, levo um panfleto mostrando os nossos granitos, que são os melhores do mundo”, disse Imbroisi.
“Com o lançamento oficial da IG Granitos do Noroeste do Espírito Santo, nós vamos ajudar nossos empresários a vender seus produtos no mundo inteiro, mas, não é qualquer empresário que poderá usar a IG. Na verdade, nós conseguimos fazer aqui uma mudança importante e inovadora em relação às indicações geográficas que eram concedidas apenas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), mas, agora, essa IG federal foi municipalizada”, comentou.
E explica: “Para utilizar a IG Granitos do Noroeste do Espírito Santo, os empresários terão que cumprir uma série de requisitos, como ter um CNPJ ativo, possuir licenças ambiental e mineral ativas, concessão para explorar as jazidas e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A busca pela IG, na verdade, uma Denominação de Origem vem sendo empreendida desde 2017 pela ANPO.
Em agosto de 2019, em evento na Câmara Municipal a ANPO apresentou a marca desse novo tempo, o selo de Indicação Geográfica da Denominação de Origem do Granito do Noroeste Capixaba (IG), desenvolvido pelo designer Chico Ribeiro, do Instituto Inovates, que cuidou de todo o processo de reconhecimento da indicação.
Atualmente a Anpo conta com mais de 125 associados entre empresas extrativistas e de beneficiamento. Poderão utilizar o selo de identificação regional os produtores associados à ANPO nos municípios de Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério.
Saiba mais
As indicações geográficas são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios. Elas agregam valor ao produto estabelecendo diferenciais competitivos frente aos concorrentes, além de favorecer a organização produtiva e crescimento turístico e cultural das regiões.
A Indicação Geográfica se constitui sob duas formas: a Indicação de Procedência e a Denominação de Origem. A Indicação de Procedência é o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. Já a Denominação de Origem é o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
IG Granitos do Noroeste é lançada pela ANPO coloca a região como Denominação de Origem dos melhores granitos do mundo