Proposta assinada pelo deputado Vandinho Leite (PSDB) declara patrimônio cultural de natureza imaterial o Jesus Vida Verão, evento cristão realizado anualmente em Vila Velha.
Pelo Projeto de Lei (PL) 245/2023, o poder público deve facilitar o acesso, garantir a segurança e apoiar as festividades sem impedimentos – a não ser os legais – em sua realização.
Caso esse dispositivo não seja respeitado, o agente público responsável pelas condutas poderá responder por penalidades administrativas, sem prejuízo de sanções civis ou penais.
Além de promover mais prestígio ao evento, a virtual lei trará outras contribuições, “atraindo mais participantes e favorecendo com isso, inclusive, a economia do estado”, defende o autor no texto.
Histórico
Conforme o PL, o evento teve origem no início da década de 1990 na cidade canela-verde como uma maneira de reunir os jovens fiéis da Primeira Igreja Batista da Praia da Costa.
As reuniões de louvor com apresentações musicais realizadas em janeiro na praia passaram a ser denominadas Jesus Vida Verão em 1994, com programação nos finais de semana.
Com o passar do tempo o número de fiéis frequentadores foi aumentando e o evento teve atuação ampliada para a área esportiva, com a realização de campeonatos de futebol de praia e vôlei de praia.
A matéria terá parecer das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças antes de ser analisada pelo Plenário.
Acompanhe a tramitação do PL 245/2023.
Proposta para declará-lo patrimônio imaterial visa aumentar prestígio do evento cristão, que está em sua 32ª edição
Iniciativa enaltece o evento Jesus Vida Verão
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Iniciativa enaltece o evento Jesus Vida Verão