Por Fabiano Peixoto
A 43ª Zona Eleitoral de Marataízes negou o pedido do Partido Liberal (PL), representada pela advogada Larissa Meleip, para suspender a divulgação de uma pesquisa de intenção de voto contratada pela empresa Aqui Notícias. A ação foi movida contra a empresa Solução Treinamento Marketing e Pesquisas LTDA, responsável pelo levantamento, que foi registrado sob o nº 04147/2024 e divulgado no último dia 14 de setembro.
O PL apontou criticando a concentração das faixas etárias em dois grandes grupos entrevistados e o uso de um “fator de ponderação 1”, o que, segundo o partido, considera insuficiente.
Apesar das alegações, o juiz eleitoral Jorge Orrevan Vaccari Filho indeferiu o pedido de tutela antecipada do PL, permitindo que a pesquisa continue sendo divulgada. O magistrado ressaltou que a legislação eleitoral não estabelece regras rígidas para a elaboração das pesquisas, apenas exige que o plano amostral e a metodologia sejam descritos de maneira objetiva no momento do registro.
A empresa Solução Treinamento Marketing e Pesquisas LTDA tem agora 48 horas para fornecer os dados completos da pesquisa para fiscalização. O Ministério Público Eleitoral também foi notificado para acompanhar o processo.
A decisão do juiz frustra mais uma vez a tentativa do PL de impedir a divulgação de pesquisas, especialmente as que apontam vantagem do candidato Toninho (Podemos) nos resultados, mantendo-as válidas até uma análise mais aprofundada do caso.
Toninho disparado na liderança pela Prefeitura de Marataízes; Luiz tem maior rejeição