Atividades lúdico-educativas que aproximaram e possibilitaram a interação das crianças com o meio ambiente. A Semana da Água 2022 terminou nesta sexta-feira (25), mais uma vez, cumprindo seu desafio: sensibilizar sobre a importância de preservar esse recurso fundamental à vida. Com o tema “Das nascentes à nossa casa: tornando visível a água invisível”, 660 alunos de Vitória participaram das ações realizadas pelos Centros de Educação Ambiental (CEAs) Pedra da Cebola, Mata da Praia, Mata Paludosa e Vale do Mulembá, situados nos respectivos parques.
Toda programação foi planejada e desenvolvida pelos educadores ambientais da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que receberam, em parceria com a Comissão de Educação Ambiental (Cease) da Secretaria Municipal de Educação (Seme), componentes do Órgão Gestor da Política Municipal de Educação Ambiental.
Entre as escolas que participaram das atividades estão as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ceciliano Abel de Almeida, Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, João Bandeira, Professor Vercenílio Silva Pascoal, Elzira Vivacqua dos Santos, Maria Madalena de Oliveira Domingues, Álvaro de Castro Mattos e Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, além do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes.
Entre as atividades desenvolvidas estão plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, apresentação teatral “Água: fonte de vida”, da Companhia de Bonecos Tio Diu, que contextualizou a realidade local com a abordagem sobre o tema água, passeio pelo Mapa Gigante de Vitória – Mapa Vix e Jogo Gigante da Água Virtual: cadê a água que estava aqui? “, além de trilha interpretativa.
Além da programação nos parques, a Prefeitura de Vitória realizou uma série de publicações nas redes sociais. Somente no perfil do Instagram da PMV (@vitoriaonline), os stories com as atividades das escolas tiveram 16.377 visualizações e o Reels sobre a Semana teve 7.057 visualizações.
“Mais uma vez, a Semana da Água teve um papel de fundamental importância na formação de nossas crianças. Dessa vez, demos ênfase às nascentes, que são objeto do Projeto Fonte Viva, lançado pela gestão do prefeito Pazolini. As atividades foram idealizadas pensando na integração entre os alunos e o meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.
Mais de 600 estudantes participam das atividades educativas da Semana da Água