spot_img
segunda-feira, abril 21, 2025
segunda-feira, 21 abril 2025

Oficinas de geração de renda envolvem estudantes da EJA na Emef Prezideu Amorim – Notícias de Vitória-ES

Promover o resgate da autoestima, fortalecer a autonomia, a socialização, o trabalho em equipe e a compreensão de noções básicas de finanças e economia, incentivando a participação na vida financeira familiar. Esses são os objetivos do projeto “Economia doméstica, orçamento familiar e impactos do consumo”, desenvolvido com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Prezideu Amorim”, no bairro Bonfim.

Para capacitar os estudantes com alternativas para geração de renda, inclusão no mercado de trabalho e melhoria da qualidade de vida, a escola tem oferecido diversas oficinas. Biscoito casadinho, pizza, pães, empadas e sabão caseiro são alguns exemplos do que os estudantes já aprenderam a fazer por meio das oficinas do projeto.

Além de conhecer os ingredientes e o modo de preparo das receitas citadas, eles aprendem a calcular despesas e custos, rendimento de porções, precificação e os possíveis lucros com a venda. A pedagoga Adriana Silva explica que, para além da geração de renda, a iniciativa ainda mobiliza conhecimentos próprios de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia para tomar decisões e analisar criticamente questões financeiras e econômicas que envolvem a realidade e a sociedade ao redor dos estudantes.

O estudante Fabiano Caetano, 40 anos, da turma do segundo segmento, tem aproveitado as oficinas e valoriza as novas aprendizagens. “Eu tenho gostado muito do projeto de economia, nele eu aprendi muitas coisas, como a fazer biscoitos de casadinho, pão caseiro. Eu quero aprender muito mais, com fé em Deus esse projeto vai continuar de forma muito positiva. Eu só tenho a agradecer a toda a equipe que tem nos proporcionado essas oportunidades”, disse.

Oficina de tranças

Na oficina de tranças, além de aprender uma possibilidade de fonte de renda com valor agregado, os estudantes da EJA assistiram a um vídeo mostrando a história e o significado da trança nagô, seguido por várias demonstrações de modelos de tranças. Inclusive, a oficina foi ministrada pela estudante Mirian Santos, que faz o ensino regular na unidade de ensino, no 8º ano.

A estudante Natália Pereira ficou mais motivada a aprender após a oficina. “Para mim foi muito importante e significativo, uma moça jovem com esse talento e utilizando ele para gerar renda. Isso nos motiva a continuar aprendendo e valorizando as oportunidades que aparecem. Foi ótima essa iniciativa e parabenizo e agradeço a todos os envolvidos”, afirma.

A professora Walesca do Nascimento ressalta que a técnica é característica da cultura afro e carrega significados históricos e sociais, dialogando com a disciplina “Educar para relações étnico-raciais”, uma vez que o fazer afetivo das tranças resgata a cultura africana e a vida em comunidade.

“Este dia foi muito importante, tivemos uma estudante da própria escola trazendo esse conhecimento para os estudantes. Conseguimos relacionar o projeto com a disciplina e com o fazer afetivo. Tem sido muito especial, pois somos uma equipe de trabalho em que cada um contribui com um pouco do que sabe, portanto são muitas possibilidades de novas aprendizagens”, disse a professora.

Prefeitura de Vitória ES


Oficinas de geração de renda envolvem estudantes da EJA na Emef Prezideu Amorim

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
78 %
5.7kmh
40 %
seg
24 °
ter
25 °
qua
25 °
qui
26 °
sex
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também