A Prefeitura de Marataízes, em parceria com a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar e a Polícia Penal, está estruturando uma operação para reforçar a segurança de moradores, comerciantes e turistas na cidade. Denominada “Operação Marataízes Mais Segura”, a iniciativa é liderada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho (Semasht) e terá continuidade após o período de Carnaval. Também participam da ação as secretarias de Defesa Social, Saúde e Serviços Urbanos.
A elaboração da operação foi discutida nesta quarta-feira (12), em reunião entre o secretário da Semasht, Eduardo Bitencourt, e o cabo PM Vidal, que vem atuando na identificação de pontos críticos relacionados à segurança, especialmente envolvendo moradores em situação de rua. Dados recentes apontam um crescimento de ocorrências criminais na região, incluindo tráfico de drogas, furtos, assaltos, ameaças, lesões corporais, homicídios e porte ilegal de armas. Entre os casos registrados, destaca-se um episódio em janeiro, no qual uma mulher utilizava um crachá falso da Prefeitura para extorquir banhistas na Praia Central.
O planejamento da ação também envolveu contato com o comandante da 9ª Companhia Independente da PM, major Nério Pereira da Silva Filho, e o subcomandante, capitão Lucas Egramphonte, que garantiram apoio à iniciativa. A Polícia Penal também dará suporte nas abordagens.
A operação prevê a identificação e triagem de moradores em situação de rua, oferecendo assistência social e encaminhamento para serviços de saúde, quando necessário. Paralelamente, as forças de segurança verificarão antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto.
O secretário Eduardo Bitencourt destacou que a Operação Marataízes Mais Segura atende a uma demanda urgente da população, além de ser um compromisso do prefeito Toninho Bitencourt. “Nossos munícipes, comerciantes e visitantes não suportam mais o clima de insegurança que afeta a todos, inclusive os verdadeiros moradores de rua”, afirmou.