A Prefeitura de Vitória lançou, nesta terça-feira (4) um edital para contratação de empresa para conclusão de obras de infraestrutura na Poligonal 10, que compreende os bairros Conquista e Resistência. Os empreendimentos foram orçados em R$ 1.619.832,17, com prazo de conclusão de 360 dias. O investimento será realizado com recursos próprios.
O anúncio ocorreu na tarde de hoje na sala anexa ao gabinete do prefeito. A solenidade contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, de secretários, vereadores e lideranças comunitárias.
Serão três obras no bairro Conquista: drenagem e pavimentação da rua São Nicolau, drenagem do muro de contenção São Lázaro e uma praça na rua da Felicidade; e uma obra em Resistência: drenagem e pavimentação da rua Jaciara Mendes de Oliveira.
Os primeiros estudos urbanísticos foram iniciados em 1998, com obras de infraestrutura realizadas entre 2001 e 2002 com recursos do BNDES 1. Em 2007, um novo plano de intervenção viabilizou uma nova captação de recursos e a partir de 2013, o bairro foi contemplado com obras de Infraestrutura.
Foram reurbanizadas 49 escadarias, becos, travessas e rampas, totalizando 4.025 metros de vias. C construídos 3.625 metros de redes de esgoto, 2.375 metros de redes de drenagem e 24 contenções de encostas, além de calçadas e muros de arrimo.
Em função do tempo decorrido entre a elaboração do plano de intervenção (2007) e o início de execução das obras (2013), surgiram novas demandas da comunidade. Neste sentido, foi proposta uma nova licitação objetivando a continuidade de intervenções nesta região.
Essa proposta ficou parada até hoje, quando a atual administração decidiu atender os anseios das comunidades de Conquista e Resistência e licitar as obras.
“Na verdade, são 30 anos de espera. A comunidade de Conquista aguarda a abertura da rua São Nicolau há décadas. Vários prefeitos passaram e nenhum fez a obra. Agora vamos ter a rua urbanizada pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini”, disse a Rosinéia Pereira líder comunitária de Conquista.
“Essas obras anunciadas hoje são muito importantes para a comunidade de Resistência. Há anos que esperamos a pavimentação da rua Jaciara Mendes”, disse o líder comunitário de Resistência João Batista.
“Vamos publicar o edital amanhã (05), licitar e iniciar as obras o mais rápido possível; São obras que foram deixadas para trás e nós vamos fazê-las com recursos próprios. Veja bem, começamos a gestão sem recursos, e hoje o morador de Vitória vê nosso trabalho em todas as regiões da cidade”, explicou o prefeito Lorenzo Pazolini.
As obras
Em Resistência, a Prefeitura de Vitória vai construir a drenagem e pavimentação da Rua Jaciara Mendes de Oliveira, localizada entre a rua Alto da Resistência e a Rodovia Serafim Derenzi. Atualmente, a rua não possui pavimentação e dá acesso a sete residências. O projeto propõe uma bateria de caixas ralo transversais à rua e a implantação de pavimento em concreto.
O mesmo acontecerá com a rua São Nicolau, em Conquista. A rua não é pavimentada e dá acesso a várias residências. O projeto de drenagem propõe a realização por meio de uma canaleta em concreto, com tampa em concreto, localizada à margem da rua e a o pavimento em concreto, assim como a meio fio e calçada em concreto armado.
Na rua São Lázaro, em Conquista, as obras consistem na drenagem do muro de contenção localizado próximo à via. O muro foi construído, porém não foi solucionada a sua drenagem. Serão construídas uma canaleta superior e uma canaleta inferior seguindo a declividade natural do terreno que vão direcionar o fluxo das águas para uma caixa pluvial.
Na rua da Felicidade, ainda em Conquista, a Prefeitura de Vitória vai construir uma praça. A proposta de reurbanização da área no final da Rua da Felicidade objetiva ampliar o quantitativo de áreas de lazer do bairro, além de contribuir ainda mais para a apropriação da área pela comunidade, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social.
A Praça da Rua da Felicidade é uma demanda antiga da comunidade que mora no seu entorno. A área total da intervenção é de aproximadamente 189,55m² e contempla implantação de playground, áreas de permanência com instalação de novo mobiliário urbano e criação de novas áreas verdes.
Prefeitura lança edital para obras nos bairros Conquista e Resistência