A Prefeitura de Barra de São Francisco adquiriu um britador que será utilizada para transformar os rejeitos de granito em brita e utilizar na fabricação de manilhas, bloquetes, padrões de energia e outros pré-moldados. O britador tem capacidade de produção de 15 a 45 m² por hora.
O britador já foi instalado na chegada do distrito de Paulista, ao lado da estrada que dá acesso à Cachoeira do Granito, local onde antigamente funcionou uma usina de asfalto e sede de uma empreiteira, à margem da ES-320.
De acordo com o secretário municipal de Interior e Transportes, Rodrigo Falcão e o prefeito Enivaldo dos Anjos, além da fábrica de pré-moldados que será instalada no local, o material produzido com escória de granito será utilizado no cascalhamento das estradas onde há serras e morros mais intensos e até mesmo nas estradas vicinais onde tem muito barro.
“Esse casqueiro vai se tornar em brita para fazer um solo-brita para melhorar as condições das estradas no município de Barra de São Francisco e condições aos produtores rurais de escoarem sua produção, facilitando o tráfego de veículos”, disse o prefeito.
“Posteriormente será feito uma campanha para que a população possa separar o entulho limpo, sem madeira e sem sacolas, ou seja, entulhos de construção para serem quebrados e se tornarem solo-brita”, conclui o prefeito.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
Prefeitura vai usar escória de granito para produzir brita e fabricar manilhas e outros pré-moldados