– Você se lembra das professoras alfabetizadoras pinheirenses Luciane Fazolo e Eliene Souza dos Santos, que conquistaram duas vagas para o curso de aperfeiçoamento “Curso ABC – Alfabetização Baseada na Ciência”, em Portugal? Pois é. Elas já estão participando da capacitação lá no país europeu.
– O curso começou nessa segunda-feira (7) com a presença de autoridades do MEC/Capes, como o secretário de Alfabetização do Brasil, Carlos Nadalim, e de representantes da Universidade do Porto.
– O Curso ABC – Alfabetização Baseada na Ciência tem previsão de encerramento para o próximo dia 17.
– Luciane e Eliene conseguiram, em agosto, as duas únicas vagas da capacitação destinadas ao Estado do Espírito Santo. Apenas 100 vagas foram disponibilizadas para todo o Brasil no processo seletivo.
– O curso faz parte do “Programa Tempo de Aprender”, promovido pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) – ambas as entidades sediadas de Portugal –, em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
– De acordo com Luciane, o objetivo da qualificação é trocar experiências a respeito das práticas de alfabetização. As despesas das professoras são custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o apoio da Prefeitura de Pinheiros.
– Luciane Fazolo é professora alfabetizadora da Rede de Ensino de Pinheiros, graduada em Pedagogia e História. Atualmente atua também como supervisora na Escola Professora Arlene Geraldo, em Nova Venécia.
– Eliene Souza dos Santos é graduada em Pedagogia e, assim como a colega Luciane, atua como professora alfabetizadora na Rede Municipal de Ensino, Escola Vila Nova.
[Por Franklin C. Ribeiro – Assessoria de Comunicação]
Fonte: Prefeitura Municipal de Pinheiros.
PROFESSORAS PINHEIRENSES JÁ ESTÃO EM PORTUGAL PARA CURSO