Ofertar um cardápio variado e divertido, com alimentos literários e culturais, incentivando a realização de diversas produções autorais. Essa é a proposta do projeto “Restaurante Literário”, realizado na tarde desta terça-feira (18) com as crianças matriculadas nos grupos 6 do turno vespertino do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, que fica em São Cristóvão.
A tarde prazerosa contou com a presença dos familiares e responsáveis pelos pequenos, que fizeram questão de participar da atividade regada de afeto, fortalecimento de vínculos e aprendizagem coletiva.
O “restaurante” foi montado nas salas de aula dos grupos 6 A e B. Na entrada, cada criança acompanhada de seu familiar pegou uma bandeja para se servir. Macarrão de mensagens, moqueca de frases, farofa de figuras, bolinhos de livros, sopa de letrinhas, lápis e canetinhas para colorir compõem o cardápio do dia.
Além disso, os livros que estão sendo socializados entre os pares no projeto “Ciranda do livro”, que promove um revezamento de diversos exemplares da literatura infantil entre os pequenos, foram dispostos em um cantinho da sala, para também servir de inspiração para as produções.
A proposta era de que os elementos oferecidos no cardápio fossem utilizados para a construção de um livrinho personalizado, de acordo com a vivência de cada criança a partir dos momentos afetivos proporcionados no encontro.
Integração
“Gostei muito! Avalio como uma importante atividade de integração com a família. É fundamental incentivar a participação dos familiares do desenvolvimento da criança, por isso, ressalto a importância dessa parceria com a escola, como um movimento singular para o processo educativo. O aprendizado das crianças é constante nos dois ambientes, em casa e na escola”, disse Marizeuda, mãe da Cibelly Serena.
Gisele Silva, mãe da Alice, destacou a importância da realização de ações literárias de incentivo à leitura e escrita. “Eu achei super interessante. Acho que estimula as crianças a trabalhar com as palavras, gera curiosidade sobre as frases e faz com que reflitam e aprendam por meio de histórias. Além disso estimula a criatividade, e permite que eles se expressem através da arte. São ações que estimulam potenciais”, afirmou.
Restaurante literário
O Restaurante Literário é uma ação integrada entre o projeto institucional da unidade de ensino, o projeto de sala dos grupos 6 e o projeto Ciranda do Livro.
“O encontro de famílias já é uma prática do Cmei. O foco do encontro de hoje é a confecção de um livro feito pelas crianças e suas famílias, e um desenho que será utilizado nas camisas das crianças, que serão usadas no encerramento do ano letivo e finalização deste ciclo na vida das crianças e suas famílias”, explicou a pedagoga Giovana Velame.
O projeto é coordenado pelas professoras Gislane Azevedo e Ana Luci Souza, com apoio da assistente Tathiana Barbosa, da pedagoga Giovana Velame e da diretora da unidade de ensino, Maria da Penha.
Projeto literário fortalece vínculos entre crianças e famílias