Por meio do Projeto de Lei (PL) 212/2023, o deputado Dr. Bruno Resende (União), quer alertar a população capixaba sobre a Síndrome de Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS), causada por infecção grave e potencialmente faltal. Para isso, propõe a Semana Estadual de Conscientização sobre a Sepse, instituindo campanha sobre o assunto na segunda semana de abril, dentro do Calendário Oficial do Estado.
A septicemia é uma falha da defesa do corpo diante de uma infecção que pode desencadear a falência dos órgãos. A doença também é conhecida como infecção generalizada. Na justificativa da matéria, o parlamentar ressalta que a septicemia é uma infecção geral grave:
“A sepse é uma causa importante de internação e a principal causa de morte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no mundo, segundo dados do Portal da Transparência do Registro de Óbitos do Conselho Nacional de Justiça”, afirma.
A matéria será analisada pela Comissão de Justiça. Para criar a Semana Estadual de Conscientização sobre a Sepse, o projeto altera o anexo da Lei 10.973/2019, que agrega datas comemorativas do calendário oficial do Estado.
Acompanhe a tramitação do PL 212/2023
Dr. Bruno sugere inclusão de semana de conscientização sobre a sepse no calendário oficial do Estado
Proposta visa alertar para infecção geral grave
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Proposta visa alertar para infecção geral grave