Trabalhos ricos em criatividade e significado a partir da aprendizagem histórica e artística dos estudantes do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Izaura Marques da Silva, que fica em Andorinhas, são tema da exposição “Zumbi Vem, Zumbi Hoje”, realizada na unidade de ensino, que também conta com obras de artistas negros capixabas.
As produções artísticas e culturais estão expostas pelas paredes e corredores da unidade de ensino, para serem prestigiadas pelos 300 estudantes matriculados na escola. Para melhor contextualização aos que visitam a exposição, os artistas do coletivo “Zumbi Vem”, que idealizou a exposição junto à Emef, realizam uma monitoria referente aos trabalhos dos artistas capixabas.
Já na parte que conta com as obras autorais dos estudantes, essa lógica se inverte e eles mesmos se tornam os monitores de seus trabalhos, socializando com os colegas das outras turmas sobre o resgate histórico e cultural que vivenciaram por meio da produção das obras.
“Fazer esse trabalho, mexendo com cores, formas, estampas, abstracionismo e realismo da arte africana foi ótimo e também acho que foi muito importante para nós podermos entender e admirar a variedade cultural que existe no nosso país”, contou a estudante do 7º ano, Julia Simen.
“Gostei muito do trabalho, mas o mais importante foi que nós aprendemos a soltar nossa criatividade na hora de desenhar e colorir e fizemos isso ainda aprendendo sobre nossa história e cultura. Avalio como de extrema importância nós termos artistas negros e capixabas nos ajudando a entender mais sobre a nossa cultura”, pontuou a estudante Samira Victoria, da mesma turma.
Resgate histórico
À frente do desenvolvimento das obras junto aos estudantes, a professora de Arte Karla Correia falou sobre a importância de promover a ação pedagógica que possibilitou aos estudantes participar de um resgate histórico e cultural.
“A realização da exposição representa a oportunidade de aprendizagem do contexto histórico de luta e resistência da cultura afro-brasileira e, consequentemente, da ressignificação de um povo. Tem sido gratificante trabalhar a temática junto à disciplina de Artes com os estudantes do Izaura Marques da Silva, que me surpreendem positivamente a cada dia, com a criação de trabalhos ricos de criatividade de forma crítica e consciente”, explicou.
Resgate histórico e cultural é tema de exposição em escola no bairro Andorinhas