A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) possui um novo documento Instrutivo Orientador da Gestão das Práticas na Rede Docente Assistencial (RDA) para o município. O Instrutivo atualiza a regulamentação das diversas modalidades de práticas existentes na rede, a normatização dos cenários de prática, termos técnicos utilizados na integração ensino-serviço-comunidade, traz contrapartidas, fluxos de ingresso de estudantes e outras orientações.
As orientações apresentadas no documento são essenciais para a gestão das práticas nos serviços da RDA, tanto para os servidores quanto para os docentes e estudantes dos cursos de graduação da área da Saúde, em nível médio e superior, para Residência Médica e Multiprofissional, bem como para os que desenvolvem projetos de extensão e similares na rede municipal de Saúde.
“A entrega do novo Instrutivo permite o compartilhamento de orientações essenciais para a organização das diversas práticas de ensino e assistência à saúde desenvolvidas no processo de integração ensino-serviço-comunidade, fortalecendo a parceria entre a rede municipal de saúde e as instituições de ensino e formadoras “, afirma a diretora da Escola Técnica do SUS (ETSUS), Josenan de Alcântara.
A Rede Docente Assistencial é um espaço de ensino e atenção à saúde que envolve os serviços da rede Semus, como unidades básicas de saúde (UBS), serviços especializados e centros de referência com instituições de ensino e formadoras, por meio de Termo de Compromisso firmado.
Saúde de Vitória lança documento orientador para gestão das práticas em campo