A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) está promovendo uma campanha contra a utilização de árvores, seja no perímetro urbano ou rural, para afixar cartazes, placas, banners e outros materiais, gerando impacto visual desagradável e prejudicando o desenvolvimento das plantas.
A ação faz parte da Semana da Árvore que tem nesta quarta-feira, 21, o Dia da Árvore.
Para limitação da prática de utilização das árvores para colocação de propaganda e outras informações, ou mesmo para afixação de outros materiais, criou-se a Lei Municipal nº 1.267/2022 (proibe afixar cartazes, banners, faixas, folhetos, placas e outros em árvores) e quem descumprir a base legal, passará por notificação, com prazo para a retirada e multa. Em caso de insistência a multa será em dobro.
Também na legislação consta que afixar propagandas em postes de iluminação pública e de rede telefônica ou internet, e vincular por meio de pinturas em muros de imóveis públicos ou particulares caberá o mesmo protocolo para as árvores.
“A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município, através dos profissionais de educação ambiental e fiscalização solicita a comunidade o entendimento da legislação e, tendo dificuldade de compreensão, que venham até a sede da secretaria que está localizada na rua João Batista Celestino, nº 226, bairro Irmãos Fernandes (nas proximidades da feira)”, informa a SEMMA.
“Mudar o padrão da mente é fácil, basta repetir outro jeito de fazer, sendo assim educar-se para um meio ambiente melhor, é permitir, saúde para mim, o outro, e nós, e o planeta”, convoca a secretaria.
Sobre o Dia da Árvore
“O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque:
aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração;
evitam erosões;
produzem oxigênio no processo de fotossíntese;
reduzem a temperatura;
fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras.
É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
Secretaria de Meio Ambiente realiza trabalho de conscientização na semana em que se comemora o Dia da Árvore