Por Fabiano Peixoto
Nesta sexta-feira (10), uma megaoperação integrada mobilizou forças de segurança na região do litoral sul do Espírito Santo, abrangendo os municípios de Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul. Denominada Operação Integração Total, a ação contou com a participação de 70 viaturas e 160 agentes, incluindo policiais militares, guardas municipais, policiais penais e civis, sob a coordenação da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (9ª Cia Ind).
A operação teve como foco a repressão ao crime, o combate a infrações de trânsito e a garantia de uma maior sensação de segurança para moradores e turistas, que aumentam significativamente o fluxo na região durante o verão e o Carnaval.
Com atenção especial ao tráfego de motocicletas irregulares, como aquelas com escapamentos fora das normas, as forças de segurança realizaram bloqueios em pontos estratégicos, desde a divisa com o Rio de Janeiro até Itaipava. Durante as ações, foram abordados 441 motocicletas, 443 carros, 9 veículos de transporte por aplicativo (Uber) e 1.413 pessoas. Como resultado, foram lavrados 214 Autos de Infração de Trânsito (AIT) e removidos 19 veículos.
Uma das ações de destaque ocorreu no bairro Santo Antônio, em Rio Novo do Sul. Com base em informações de inteligência, equipes realizaram patrulhamento a pé e, com o apoio do K9 e da Polícia Penal, localizaram, próximo ao cemitério, uma sacola contendo 105 pedras pequenas de crack, 3 pedras grandes de crack e 14 porções de maconha.
Além disso, as operações se estenderam por áreas de grande circulação, como a Praia Central de Marataízes, a Praia de Itaoca, em Itapemirim, e outros pontos estratégicos, onde as abordagens foram intensificadas.
O comandante da 9ª Cia Ind, Major Nério Pereira da Silva Filho, destacou que as ações terão continuidade ao longo de todo o verão, com reforço de efetivo, graças ao apoio do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Caus, e do comandante do 3º Comando de Policiamento Ostensivo Regional (CPOR), Coronel Almir.
“Vamos manter uma atuação firme e integrada contra qualquer tipo de irregularidade, especialmente no uso de álcool ao volante, em veículos em condições inadequadas e motocicletas barulhentas. Não hesitaremos em apreender uma a uma, se necessário, para garantir o bem-estar da população e dos turistas”, afirmou o comandante.