O A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ampliou, a partir desta terça-feira, 28, o horário de testagem contra a Covid-19, e voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, inclusive nas escolas.
Também foi ampliado o horário de vacinação. A aplicação da vacina passará a ter agenda fixa: infantil (5 a 11 anos) na UBS Alvino Campos (Pavilhão) das 9h às 15h e para as demais faixas etárias, na antiga Câmara das 9 as 20h .
As medidas atendem recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e também do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que notificou todos os municípios capixabas, por meio da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), para que “mantenham em funcionamento e atualizem diariamente o canal de comunicação com a população no site da página principal da Prefeitura, bem como por outros meios (redes sociais, aplicativos, rádios locais, etc..) no sentido de manter a transparência das informações em relação à Covid-19”, além de promover orientações sobre a forma de transmissão, sintomas, fluxo de serviços de saúde, entre outras informações.
A notificação recomendatória chega após um recrudescimento dos casos de Covid-19 em todo o país e no Espírito Santo.
Confira a nota na íntegra:
https://www.pmbsf.es.gov.br/uploads/lei/mp-covid-27-de-junho-de-2022-pag1-1656333123.pdf
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, em Barra de São Francisco, as medidas vêm sendo cumpridas desde o início da pandemia, porém, com o novo aumento de casos, as campanhas de divulgação e alerta serão intensificadas.
“Nós transferimos o Centro de Apoio a Pacientes de Covid-19 (CAP Elita Coimbra) para um imóvel na Vila Landinha, no final de março, devido à grande queda no número de casos e a necessidade de atender a demanda do 11º BPM, que precisava de imóvel do bairro Nova Barra ‘emprestado’, enquanto o prédio do centro é reformado”, explica Elcimar.
No local, a testagem está sendo feita diariamente e todos os pacientes que testam positivo para a doença são orientados a cumprirem quarentena em casa.
Aumento de casos
Na última semana, ou seja, do dia 21, terça-feira da semana passada até esta segunda-feira, 27, o município registrou mais 91 casos novos de Covid-19 com três óbitos.
Agora, o município chegou a 10.982 casos confirmados com 260 mortes. (Da Redação)
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
Semus volta a recomendar uso de máscaras em local fechado e amplia testagem da Covid-19