Por Fabiano Peixoto
A Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLADES), tem intensificado investimentos na capacitação técnica de seus servidores com foco no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do empreendedorismo local. A participação em eventos estratégicos e o reconhecimento estadual demonstram o compromisso da pasta com a excelência e a eficiência administrativa.
O servidor Carlos Henrique Marin representou a SEPLADES na 30ª Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Secofem), promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional, entre os dias 24 e 28 de março, em São Paulo. O evento reuniu especialistas e servidores públicos de todo o país para discutir temas centrais da contabilidade pública, como responsabilidade fiscal, operações de crédito, transferências voluntárias, o pacto federativo e o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI).
De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Marataízes, Luciano Sansão, a presença do município em eventos como o Secofem reforça o papel estratégico da SEPLADES na administração pública:
“Nossa secretaria atua com alto nível de responsabilidade técnica e planejamento. Investir na qualificação dos nossos servidores é garantir que os recursos públicos sejam aplicados com transparência, eficiência e foco nos resultados para a população.”
Outro destaque da SEPLADES foi a participação da equipe da Sala do Empreendedor no 4º Encontro da Rede Capixaba de Salas, promovido pelo Sebrae, ADERES e Governo do Estado. Os técnicos Katia e Pablo representaram Marataízes no evento, que reuniu representantes de 68 municípios e ofereceu momentos de aprendizado, troca de experiências e incentivo à inovação nas políticas de apoio ao micro e pequeno empreendedor.
Nos últimos três meses, a Sala do Empreendedor de Marataízes realizou 2.460 atendimentos, concedeu mais de R$ 102 mil em crédito e contribuiu para a abertura de 399 novas empresas. O resultado expressivo rendeu à unidade a classificação “Diamante”, a mais alta da Rede Capixaba, consolidando a cidade como referência no atendimento ao empreendedor.
A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável é responsável por coordenar políticas públicas de ordenamento urbano, gestão de recursos, controle de obras e zoneamento, além de atuar fortemente na promoção do desenvolvimento sustentável.
A presença ativa em eventos técnicos refletem uma gestão comprometida com a excelência, a inovação e a sustentabilidade. Em um cenário de crescentes desafios econômicos e ambientais, a SEPLADES comprova sua missão de planejar o presente com responsabilidade e preparar Marataízes para o futuro.