Em sessão solene para comemorar os 47 anos da Associação dos Cabos e Soldados (ACS) da Polícia Militar (PM) e Bombeiro Militar do Espírito Santo, proposta pelo deputado Coronel Weliton (PTB), foram homenageadas 72 pessoas com a medalha Jackson Batista de Freitas, criada pela ACS.
O local de destaque foi formado pelo proponente do evento, além dos colegas Marcelo Santos (Podemos), Lucas Polese (PL) e Capitão Assumção (PL); o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o presidente da Associação, cabo Jackson Eugênio Silote; o fundador da Associação, sargento Jackson Batista de Freitas; o comandante dos Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira; o capitão PM Sacha Faustino Barcellos da Gama; e o presidente da Associação Nacional de Entidades representativas, sargento Leonel Lucas de Lima.
Álbum de fotos da sessão solene
Segundo Weliton, o evento foi realizado em conjunto com a Associação de Cabos e Soldados para homenagear militares da ativa e da reserva remunerada e seus familiares. “Conheço o valor da corporação e o sonho era ter uma associação que representasse todos os militares, mas o desenho constitucional ainda não permitiu”, avaliou.
O presidente Marcelo Santos falou que a Casa de Leis estará sempre à disposição da sociedade e da Polícia Militar. Ele falou um pouco das transformações pelas quais passou o estado no últimos ano.
“Comecei o ciclo político, como deputado com mais mandatos na história do Estado, quando o orçamento do governo estadual era de apenas R$ 50 milhões, sendo obrigado a vender o último ativo, que era a receita de royalties do petróleo, para poder quitar a dívida com os servidores, e ao final do mês muitos ainda tinham que recorrer ao crédito rotativo no Banestes. Hoje temos condições de lutar por melhores condições salariais, mantendo a independência e harmonia entre os poderes constituídos”.
Falaram ainda os deputados Capitão Assumção e Lucas Polese, o prefeito Arnaldinho Borgo, o sargento Leonel Lucas de Lima, a capitão Sacha Faustino Barcelos da Gama, o coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, o sargento Jackson Batista de Freitas e o cabo Jackson Eugênio Silote. Em nome dos homenageados falou o cabo PM Victor Raphael dos Santos Costa.
História
Ao longo dos seus 47 anos, a Associação dos Cabos e Soldados da PM e Bombeiros vem representando militares de todas as graduações e postos, contando com mais de oito mil associados. O seu fundador é o sargento Jackson Batista de Freitas, que dá nome à medalha concedida aos homenageados, criada pela entidade.
Homenageados
Em evento na Assembleia, foram homenageadas 72 pessoas com a medalha criada pela Associação dos Cabos e Soldados
Solene comemora 47 anos de entidade militar
Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES
Solene comemora 47 anos de entidade militar