Depois de três dias de desfiles no Sambão do Povo, acontece nesta quarta-feira (13), às 17h, as apurações das escolas de samba da Grande Vitória e que revelará as campeãs dos grupos de acesso B e A, além do Grupo Especial. A apuração será no Sambão do Povo e terá acesso liberado para o público e torcidas nas arquibancadas. Quem será a grande campeã?
Sete escolas desfilaram em busca do título de campeã do Carnaval de Vitória e chegou a hora de materializar o trabalho de mais de dois anos das sete agremiações que desfilam buscando o título de grande campeã do Carnaval de Vitória 2022. E a concorrência é forte!
Piedade, com 13 títulos, Jucutuquara e MUG, com sete campeonatos cada, Boa Vista e Novo Império, com seis títulos conquistados, brigam por mais uma estrela em seus pavilhões, enquanto Imperatriz do Forte e Andaraí sonham em soltar o grito de campeã pela primeira vez.
A Unidos de Jucutuquara completou 50 anos de existência no último dia 29 de janeiro e Para abriu os desfiles, vem a Coruja!, contando a própria história no Sambão do Povo com o enredo “O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá”, assinado pela dupla de carnavalescos Vanderson Cesar e Jorge Mayko.
Em seguida, a verde e rosa do Forte São João contou a história dos números. “Em busca do 10” é o enredo da Imperatriz do Forte, elaborado pelo carnavalesco Márcio Puluker. A escola viajou pela história, passeando por diversas civilizações, como Egito, Roma, Índia e muito mais.
Fé e amor – Diretamente de Caratoíra, a Novo Império trouxe um verdadeiro arraiá para a avenida. Viva Santo Antônio! O padroeiro de Vitória é o tema do enredo “Santo Antônio, olhai por nós”, do carnavalesco Paulo Balbino. A escola, conhecida por sua Orquestra Capixaba de Percussão trouxe a segunda voz do intérprete Kléber Simpatia.
A escola águia de Cariacica – A Boa Vista vem cantar “O pássaro de fogo traz a boa nova… É tempo de amar!”, enredo assinado pelo carnavalesco Robson Goulart, que retrata a lenda da criação do Mestre Álvaro, na Serra, e do Moxuara, em Cariacica.
Bonecos, café e a história do bairro – A Mocidade Unida da Glória (MUG), de Vila Velha, levou ao Sambão do Povo o enredo “O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia”, do carnavalesco Osvaldo Garcia em parceria com Leonardo Soares.
Quer café? A tradicional bebida conduziu o enredo da Unidos da Piedade: “Da riqueza do café, sua força e majestade”, do carnavalesco Jorge Caribé. A maior campeã do Carnaval de Vitória envolveu o público em torno de seu samba para buscar por mais um título.
Encerrando o Carnaval de Vitória 2022, a Cobra Venenosa de Santa Martha. A Andaraí trouxe o enredo “Mulembá”, do carnavalesco Alex Santiago, fazendo o resgate histórico e cultural do bairro de Santa Martha.
Grupo Especial
Jucutuquara: “O povo inteiro vai saber, é Jucutuquara que vem lá”
Imperatriz do Forte: “Em busca do 10”
Novo Império: “Santo Antônio, olhai por nós”
Boa Vista: “O pássaro de fogo traz a boa nova… É tempo de amar!”
MUG: “O Leão em caravana traz ao palco da folia a imagem e a semelhança com um quê de fantasia”
Piedade: “Da riqueza do café, sua força e majestade”
Andaraí: “Mulembá”
Fotos: Foto: Dyhego Salazar / Pedro Permuy