O cantor Zé Felipe, que teve show adiado do final do ano passado em Barra de São Francisco, por causa de problemas de saúde, já tem data para cantar na cidade. Ele será uma das principais atrações da 1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra de Café 2022, que acontecerá nos dias 17 a 19 de junho, no estádio municipal Joaquim Alves de Souza, no Campo Novo.
A festa será promovida pela Associação de Caminhoneiros de Barra de São Francisco, dirigida pelo caminhoneiro Everton Machado Stefanon, o Marmitão, que tem dois veículos, com apoio da Prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).
De acordo com Marmitão, os recursos arrecadados na festa serão usados para montar uma base, ou seja, um posto de estocagem e abastecimento próprio da categoria no município.
Um grupo de proprietários de caminhões de Barra de São Francisco decidiu fundar a associação para defender os direitos dos seus associados. “Nossa entidade foi fundada há apenas seis meses, mas já contamos com 42 associados e esperamos chegar a 100 rapidamente, uma vez que, a procura tem se tornado cada vez maior”, destaca Marmitão.
E para construir essa base, que irá receber o combustível adquirido diretamente das refinarias, a associação foi em busca do apoio do prefeito Enivaldo dos Anjos, que se comprometeu a contribuir para que a entidade consiga atingir seus objetivos.
Dos Anjos destaca que o setor de logística tem enorme força em Barra de São Francisco, ajuda a gerar renda e empregos e além de pagar impostos, contribui para o município obtenha mais retorno de ICMS, quando as empresas emitem notas fiscais na cidade, por isso, a Prefeitura está patrocinado um evento da categoria no mês de junho.
“Agradecemos ao prefeito Enivaldo dos Anjos, pelo apoio e, temos certeza que, a partir da instalação dessa base, o município terá ainda mais retorno da categoria, na geração de emprego e renda”, finalizou Marmitão.
Safra do café
O município de Barra de São Francisco possui mais de 90 mil hectares de extensão, sendo 5 mil hectares destinados à cafeicultura de conilon.
Apesar de apresentar bons índices pluviométricos, locais adequados para a construção de barragens e outras características, muitos cafeicultores do município não aplicam as tecnologias disponíveis, desenvolvidas ou recomendadas pelo Incaper.
A produção chegou a 11.813 toneladas no município em 2020, sendo 11.790 toneladas de café conilon e 23 toneladas de café arábica.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
Zé Felipe e Frank Aguiar são as atrações principais da 1ª Festa do Caminhoneiro e da Safra de Café 2022