Por Fabiano Peixoto
A representatividade feminina poderá ter voz na Câmara Municipal de Marataízes após um intervalo de 12 anos. Nos próximos dias, Ziene Costa (Podemos) poderá tomar posse como vereadora, tornando-se a quinta mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo da cidade desde sua criação, em 1997.
Ziene poderá assumir a vaga deixada por Cleverson Maia, também do Podemos, que foi nomeado oficialmente novo Secretário Municipal de Saúde na última quarta-feira (17).
Com formação superior, agricultora e casada, Ziene obteve 575 votos nas eleições de 2024, ficando como primeira suplente do partido. Já Cleverson Maia, reeleito com 634 votos, deixou o Legislativo para assumir o comando da Saúde Municipal, em substituição à própria Ziene.
O retorno de uma mulher ao Legislativo Municipal tem um peso histórico. Desde a instalação da Câmara, em 28 de janeiro de 1997, apenas quatro mulheres exerceram mandato: Dilcéia Marvila de Oliveira e Enedina Marvila da Silva, nas legislaturas iniciais; Íris Derlande Gomes do Espírito Santo, no terceiro pleito; e Ida Maria Zeltzer Gazzani (in memoriam), que ocupou uma cadeira entre 2009 e 2012. Desde então, nenhuma outra mulher retornou à Casa de Leis.